Tia Mila

Minha foto
Sao Joao Do Sul , SC, Brazil
A Tia Mila iniciou em uma garagem de minha casa, mas devidos a circunstâncias pessoais foram interrompidas as atividades, durante dez anos. Mas a vontade de incentivar a leitura é tão grande, que estou retornado as atividades online, até que eu possa novamente levar aos espaços físicos.

7 de jul. de 2008

Teorias Interacionista e capacitação continuada



TEORIAS INTERACIONISTA E CAPACITAÇÃO CONTINUADA
È compreensível entender que com este trabalho deu para compreender o mundo e a realidade de cada um dos nos nossos alunos. E que através de um individuo pode-se construí o seu próprio mundo conhecendo de sua própria afetividade e nas suas percepções de expressar o que realmente sente.
O ambiente escolar contribui na relação de afetiva contribuindo no processo que contribui em transmitir o conhecimento que cada pessoa trás consigo a sua própria identidade e contudo isso estabelece uma relação de troca de informações que contribui na formação do ser.
Essa pesquisa aconteceu na Escola de Educação Básica Ângelo Scarpa de São João do Sul. O que surgiu a entrevista e observações entre direção ,professor e aluno. Esta observação aconteceu através da prática pedagógica ao Tema Teoria Interacionista e na Capacitação continuada.
Ao uso das teorias Interacionista deu para compreender no relato que os professores colocam que necessitam em compreender mais sobre a teoria de Wallon na qual necessitam em conhecer mais, pois se a uma falta na compreensão importantíssima na construção do conhecimento onde se deve trabalhar mais a parte da afetividade.
Durante as observação deu para perceber das dificuldades entre a relação do professor e aluno, e aluno e colegas. O tema escolhido foi à origem do nome,pois se trabalha em conjunto ai sim faz com que o professor e aluno e aluno e colegas se aproximem mais um do outro.
E assim pode se da oportunidade das crianças conhecerem mais as localidades e a sua história e compreender mais que precisamos um do outro para que possamos ser útil na localidade onde nascemos.
Durante o periodo do dia 05 de maio ao dia 22 maio foi observado e das realizações feitta da capacitação dos alunos do ensino Fundamental da EEB Ângelo Scarpa de São João do Sul.
O objetivo da observação é interagir com os alunos um com os outros, na importância de conviver em sociedade.
É trabalhar mais a parte da afetividade entre a relação professor e alunos.
O objetivo da observação:
Levantar a possibilidade por falta de dialogo entre professor e aluno e aluno e colega.
Foram trabalhados textos que relata sobre a origem a origem do nome. Qual a importância de se ter um nome? Qual a verdadeira origem do nome da criança? Como é hoje a convivência em sociedade?

A metodologia foi realizada em 8 encontros,sendo que uma delas foi três de observação e cinco na pratica.
Foram utilizados trabalhos dialogados,expositivas,trabalhos em grupos e individuais,com aula em laboratório de informática e da biblioteca.Fizeram pesquisa de campo, aula expositiva, cartazes, música, jogos de dominó e jogo da memória.
A importância de preparar essa aula foi fazer com que a turma conheçam a realidade dos seus alunos.
Pois o que eu observei em uma da turma que fiz a intervenção que tem criança sendo discriminada entre os colegas. E trabalhando a origem do nome,pode fazer uma intervenção com eles de que todos nos fizemos parte de uma sociedade com pessoas de origens diferentes mas são pessoas iguais a nos.
Mas por causa desse conflito com a menina esta atrapalhando o processo de aprendizagem. O que se deve faze? É trabalhar com o grupo a importância de si dar com todos e principalmente o respeito pelo o outro.
Esse trabalho pode-se colocar sobre a importância de despertar o interesse de descobrir sobre as nossas origem dentro do nosso interesse de se descobrir a partir do conhecimento da cultura de cada um dos nossos alunos.










Eu e os meus alunos tirando a foto com a Imagem do dia das mães




A importância da afetividade na vida de uma criança aqui esta nessa outra foto,pois a importância de ver o que eles aprendem é através do afeto e do amor que nos professores precisamos sentir ao trabalhar com essas crianças,que fazem parte de nossas vidas.










O amor constrói a imagem de uma criança que se aprende com afetividade e o amor entre o professor e o aluno é importante para que eles caminhem juntos.
É importante destacar que a afetividade não se dá somente por contato físico;discutir a capacidade do aluno,elogiar os seus trabalhos e de reconhecer o seu esforço e motiva-lo sempre que constitui de forma cognitiva na ligação afetiva, mesmo mantendo-se o contato corporal como a manifestação de carinho.







Podemos entender que afetividade e a inteligência são indispensáveis na socialização da afetividade,que se mostra a formação de pessoas felizes que são capazes de conviver com o mundo que acercam.



No ambiente escolar além de se dar carinho é necessário saber valorizar e acreditar na abertura de se expressar o que lhe esta sendo ensinado. Quando se ensina com amor á trajetória de que apenas estamos no caminho certo de lhe ensinar. O olhar do professor para o seu aluno é indispensável para a construção e o sucesso na aprendizagem de nossos alunos.












A Origem do nome

Justificativa:É importante analisarmos e registrar os avanços dos alunos na aquisição do próprio nome e no reconhecimento da origem de seus nomes.Tratando –se de uma formação social escrita dos nomes é preciso observar se os alunos fazem o uso dessa informação para escrever outras palavras.

Objetivo geral: Possibilitar que as crianças na compreensão com uns outros, e a importância de se conhecer a sua origem e sua história de sua família e de seus amigos.
Ensinar a eles que todos nos temos a nossa própria identidade que podemos desenvolver através das relações com os outros.
Objetivo Especifico:
Ampliar repertorio de conhecimento a partir dos nomes.
Fazer a identificação com a escrita através dos nomes.
Analisar certidão de nascimento.
Analisar a origem do nome, de onde vem.

CONCEITO DISCIPLINARES:
Língua portuguesa: Dialogo, Texto, Discurso, Textualidade, Intextualidade,
Interdiscursividade, Polissemia, Polifonia.
Ciência: Seres Vivos
Ensino Religioso: Ser Humano
Arte: Produção: Artísticas
Matemática: Numero, Medida e Estatísticas.
Historia: Identidade, Relações Sociais e Relação sociais de produção.
Geografia:Espaço /tempo,lugar e sociedade



AÇÕES E OPERAÇÕES:
Fazer bingo com os nomes das crianças.
Organizar em dupla para trabalhar com o jogo da memória com os nomes dos colegas da classe.

Quanto aluno começa com a letra A-B-C.
Escrever os nomes dos colegas que tenham 4 letras, letras,6 letras,8letras,5 letras.
Responder as seguintes perguntas:
Quantas pessoas têm em sua casa?
Quantas letras têm o seu nome?
Números de alunos nas classes:
Quantas meninas?
Quantos meninos?
Montagem de uma linha do tempo a partir das fotos anuais.
Montar uma árvore genealógica da família.
Pedir a cada um que escreva o seu nome e também um nome de alguém da sua família
Estudar o espaço e o tempo e fazer com que eles descubram suas origens e de onde vieram e fazer com que as crianças percebam a importância de saber de onde vem.
Pedir para que as crianças escrevam o desenhe o lugar que as crianças escrevam e d desenhe o lugar que eles se identificam .
Fazer tabelas com o peso e medida, conforme o anexo (03).
Desenvolver trabalho em grupo para que eles aprendam a se relacionar com outras pessoas.
Fazer joguinhos de domino com os nomes para que as crianças jogam em trio.
Mostrar para as crianças a importância de trabalharmos em sociedade.
Entrega para cada um uma lista de chamada dos colegas de classes e pedir para que eles digam os nomes dos colegas que faltaram,
Trazer cartolina, lápis de cor e canetinha para que nos juntos na sala possamos desenhar uma árvore onde vamos colocar toda a sua família desenhada árvore e depois vão comentar sobre o desenho que fizeram.
Você já ouviu algum nome que você achou estranho? Qual era o nome?


SISTEMATIZAÇAO:
O uso de laboratório de informática e da biblioteca.Fizeram pesquisa de campo, aula expositiva, cartazes, música, Fantoche, jogos de dominó e jogo da memória, SOCIALIZAÇÂO:
Exposição dos trabalhos realizados no pavilhão da escola .

AVALIAÇÃO
Avaliação foi feita conforme a construção dos trabalhos feitos em sala de aula.


Relatório Final
Foi uma perspectiva de trabalhar junto na aula a inclusão,em cujo de mostrar que todos são iguais. E assim os alunos puderam trocarem informações com os seus colegas sobre a origem dos nomes, e nesse dia também deu para fazer um trabalho relacionado com o dias das mães.
Desta formas de atividades foi fazer umas reflexões sobre as nossas diversidades existentes que se encontra em nossa região.
Numa perspectiva de educação inclusiva, em cujos princípios nos ancoramos, repertório de cada professor/a é considerado um recurso rico para trocas de experiências








Ligue o nome com o numero de letras:
Maria Eduarda 7
Luca 8
Antonio Manoel 11
Leonardo 5
Vitória 4
Bruna 13
Patrícia 8

Fazer uma tabela os dados:
Com o ano de nascimentos
Quantas crianças aqui na sala que nasceram em Agosto?
Quantas que nasceram no mês de dezembro?
Quantas que nasceram no ano de 2002?
Quantas que nasceram em janeiro
















Língua Portuguesa
Texto
Qual é o seu nome?
Diga lá qual é o seu nome.
Mariana, Rodrigo, Julia ou André.
O seu nome, Qual é que é?
Eu tenho uma tia que chama Raimunda.
Ela tem coceira na ponta do pé.
Quando ela tira o seu sapado,
Ai, meu Deus, mas que chulé!
E fiz um A, E fiz um N,
E fiz um G,
Fiz um E, Fiz um L,
Fiz um A,
O que é que dá? Ângela!
E fiz um R, Fiz um O,
Fiz um M,

Fiz um E, Fiz um U,
E no final o que é que deu?
Romeu!











Escreva o nome de seus colegas que tenham:
4 Letras:
6 Letras:
8 Letras
5 Letras:








Tabela com o peso e medida
Peso
Medida


















Complete:
Nos seres vivos somos frutos do amor -------------------.

Toda criança deve ter um ------------------.

Quem escolhe o meu nome são -----------------------.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto de Leitura

O projeto leitura em casa, quer te levar para o mundo da leitura, através de visita em sua casa, com todos os cuidados possíveis. O ambiente familiar e as experiências que a criança vive em seu dia a dia têm grande influência no seu desenvolvimento. Isso é verdade também no que diz respeito à leitura: o hábito de ler em família ajuda no desempenho escolar durante a infância, contribuindo para a aprendizagem ao longo da vida. E para isso o Sarau da Tia Mila veio para reunir as famílias, para uns únicos momentos de suas vidas, pois vocês pais irão poder sentar com os seus filhos para ler.

E nesse momento de epidemia, o Sarau da Tia Mila tem como objetivos de conquistar novos leitores, pois quem lê se torna mais participativo, e nos faz nos colocar no lugar do outro. E quem lê tem mais facilidade de compartilhar conhecimento de forma ampla

Minha lista de blogs

Entre e me ajudam

Mensagens ao Vivo e Telemensagens

Educar é um ato de amor

http://www.facebook.com/platform