Tia Mila

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Sao Joao Do Sul , SC, Brazil
A Tia Mila iniciou em uma garagem de minha casa, mas devidos a circunstâncias pessoais foram interrompidas as atividades, durante dez anos. Mas a vontade de incentivar a leitura é tão grande, que estou retornado as atividades online, até que eu possa novamente levar aos espaços físicos.

24 de set. de 2020

Uma viagem ao Mundo do sítio Pica Pau Amarelo.


Criançada hoje temos uma visita, ela está ando por aqui e deseja saber de vocês, quem está lendo? Pois, essa Boneca é muito faladeira, eu sei que ela fala pelos cotovelos, mas culpa da (narizinho) que deu uma pílula, agora aguenta aí. Mas vou contar para vocês como foram o meu encontro com a Emília, sim a Boneca de Pano, ela veio me fazer um convite, para eu conheço o Monteiro Lobato… Gente estou a tremer, será que devo aceitar? Pergunta a Tia Mila… todos respondem que sim. Então vamos né Emília, disse a Tia Mila. A Emília diz calma Tia Mila, você vai conhecer o maior escritor do mundo dentro das histórias infantis. Quando eu cheguei na casa do Monteiro Lobato, vi aquele senhor, achei que eu iria me dar um troço, mas respirei fundo, e a Emília dele me beliscar, vai lá Tia Mila, conversa com ele, e saberás de onde um vim. Tia Mila vai por mim, pois preciso saber de onde eu vim, falou a Emília. La foi eu, dizendo, olá seu Monteiro Lobato? Cumprimentei, mas ele com a cara séria, pensei vou desistir, mas a danada da Emília estava atrás de mim. Foi aí que chegou a dona Anastácia, me perguntando se eu queria algo para beber, pedir um copo de agua, mas ela me trouxe uma limonada super gelada. Aí foi chegando o Visconti, mas nada do seu Monteiro Lobato me responder. Aí resolvi falar, olha galera o sítio do Pica-pau amarelo, eu vim falar com aquele senhor, mas vim porque a Emília me trouxe aqui, para a gente conversar, mas ainda não sei o motivo que eu vim parar aqui. Até que entre aquele homem, serio, era ele o Seu Monteiro Lobato, e me perguntou: -O que te trouxe aqui no meu sítio? Eu tremendo respondi foi a sua Boneca de Pano que me pediu vir. O me olhou e começou a rir, do meu jeito nervoso, ele falou, calma menina, vamos conversar. O seu Monteiro Lobato me perguntou o que eu gostaria de saber. Aí eu tive coragem e perguntei; seu Lobato

porque é importante as crianças lerem? Numa simples frase, o Seu Lobato, respondeu para as crianças criarem a liberdade de se expressar. A Emília, só de olho: aí perguntei o que a Emília gostaria de saber: — Seu Lobato de onde veio a Emília? Ele me respondeu com sua voz calma, a Emília é uma boneca esperta que eu criei para que as crianças pudessem despertar a esperteza que cada criança tem. E através da Emília, a gente possa criar (várias) Emília que gostem de brincar, de questionar as pessoas de que um dia possamos dizer essa Emília é a. E através da Emília, a gente possa cria.

Emília que gostem de brincar, de questionar as pessoas de que um dia possamos dizer essa Emília é aquela criança, que através do sítio do Pica Pau amarelo, possam ter brincado junto com essa turma. Lindo Seu Monteiro Lobato, muito obrigada pela nossa conversa. Diz a Tia Mila, seu Monteiro se despede. De repente a Tia Mila acorda, e fala eu estive um sonho, mas do lado da cama, tem um bilhete, escrito assim: muito Obrigada Tia Mila por descobrir um pouco da importância que eu tenho para as crianças, e você é a inspiração das crianças. Tia Mila Continua a levar o incentivo à leitura, nossas crianças precisam de você. Será que foi um sonho, ou realmente eu a Tia Mila estive no sítio do Pica Pau amarelo? Mas agora é só resta dormir para voltar para o mundo do sítio do Pica Pau amarelo… A tia Anastácia, o Visconti; a Emília… se foi sonho, vou guardar aqui comigo. E aí crianças vocês já sonharam com coisa incrível, e de querer voltar para o mesmo sonho. Mas só sei que foi um sonho, eu voltar para o meu sonho. Tchau… Bons Sonhos.

 https://www.recantodasletras.com.br/escrivaninha/publicacoes/index.php


20 de set. de 2020

A árvore da vida






Era um aárvore que não tinha folhas para que os pássaros pudessem fazer os seus ninhos, ela vivia triste, um dia ela olhou para o céu e perguntou:

-Senhor o que queres de mim, pois eu não sirvo para nada, sou uma arvore seca, sem folhas. Para saber mais acesse o link a baixo.

https://www.recantodasletras.com.br/infantil/7068112

Viva o Rio Grande do Sul

VAMOS DESCOBRIR JUNTOS A HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL.
Olá galerinha, hoje vim te contar um pouco da história do Rio Grande do Sul, e como chegamos a ser um estado de Respeito e de lindas tradições. Mas para te contar essa história ireis convidar o meu amiguinho Garibaldino! -Olá Garibaldino, tudo bem? -Tudo bem tia Mila. Preparado para contar a sua aventura pela província do Rio Grande do Sul? A tia Mila pergunta para o Garibaldino. —Tudo certo, tia Mila… Garibaldi Responde. — Então criançada, aqui é o Garibaldino, eu fui convidado pela Tia Mila para contar essa linda história que aconteceu aqui no Rio Grande do Sul, e vou contar para vocês, o porquê comemoramos a semana da Farroupilha? Segue a nossa viagem o porquê comemoramos a Revolução Farroupilha, que foi uma das mais longas revoltas civis brasileiras e que envolveu diversos segmentos sociais — aqui até me lembro do meu Pai Garibaldi que participou desse momento da Guerra dos Farrapos contra o império. Tudo deu início no amanhecer do dia 20 de setembro de 1835. Não posso esquecer de falar que naquela época também tivemos a participação de uma mulher guerreira, que se Chama Anita Garibaldi, essa é a minha família, por isso que estou aqui para falar da história para vocês. Essa data ficou marcado na história do Rio Grande do Sul. E como o da Revolução Farroupilha. Comenta o Garibaldino. Dando uma pausa, a Tia Mila pergunta… —Garibaldino, como é as tradições gaúchas? — Ba tia Mila, para essas crianças lindas vão falar, que aqui no Rio Grande do Sul e até mesmo numa parte de Santa Catarina, tem o famoso Churrasco, hum mm, me deu até fome. —Tia Mila, queres um chimarrão? Pergunta o Garibaldino. —Tia Mila Responde: Um chimarrão aceito sim, mas vamos explicar o que é um chimarrão? Respondeu Garibaldino: — O chimarrão, ou mate, é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul legada pelas culturas indígenas caingangue, guarani, aimará e quíchua. É composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate moída e água a aproximadamente 70 graus Celsius. Garibaldino continuou, não podemos esquecer das músicas gaúchas. Bem lembrado diz a Tia Mila. Tia Mila pergunta: danças folclóricas gaúchas quais são? Responde o Garibaldino; — As danças ocupam um espaço nobre dentro do tradicionalismo gaúcho. O folclore gaúcho é bastante amplo e diversificado, justamente por sofrer influências de vários povos e culturas. E as músicas tradicionalistas Gaúchasão? Continuo o Garibaldino: Cada música é direcionada respectivas para cada tipo de danças, mas vou falar das danças que existe aqui no nosso Rio Grande do Sul.
• Chimarrita Balão;
• Chote de Duas Damas;
• Chote de carreirinha;
• Chote de Sete Voltas;
• Pau de Fitas;
• Tatu de Volta no Meio;
• Tatu de Castanholas;
• Chula;
• Pezinho;
• Milonga;
• Roseira;
• Dança dos Facões;
• Vanera (vanerão ou limpa banco).
Como estamos vendo, se tem muitas danças tradicionais gaúchas. Um universo bastante rico e diversificado. _Tia Mila, aqui está um pouco do nosso Rio Grande do Sul, quero deixar para você e para as crianças um forte abraço e viva o Rio Grande do Sul.
Assim o nosso amigo Garibaldino se despede, deixando um gostinho de querer mais histórias do Sul.
Autora: Milena Lopes Borba

11 de set. de 2020

História de vida da minha primeira Professora

Hoje iniciamos a fazer uma pequena aos grandes mestres, mas irei começar, com ela que foi a minha inspiração como educadora. Como toda criança no início de sua alfabetização teria que ter como mestre aquele que cativas.

O nosso encontro foi no segundo do ano, naquele tempo era série. Estou a falar de Neuza Possamai Bristot, mais conhecida como Neuzinha Moradora de Sombrio Casada Com o Jairo Roberto Guimaraes Neuzaa é mãe de Júlia Bristot e Gustavo Bristot

Neuzinha sempre amou estar dentro de uma sala de aula, desde menina brincava de escolinha. E a pessoa que ela se inspirou foi a sua mãe, que sempre a incentivou a estudar para se tornar uma grande professora, e foi assim que aconteceu com a Neuzinha. Em mil novecento e oitenta e cinco,a professora  Neuzinha iniciou a trabalhar numa escola na cidade de Jacinto Machado em SC Neuza inicia sua carreira como educadora, onde havia muitas dificuldades, pois eram tempos de muitas dificuldades aos recursos, e muitas vezes os textos eram feitos a mão no mimeografam. Mesmo com tanta dificuldade

Neuzinha nunca deixou de ser a mãezona de seus alunos, mesmo que ajudasse exigia de seus alunos, os seus esforços, mas nunca deixou de acreditar no potencial dos seus alunos.

Neuzinha sabia cativar os seus alunos, e mesmo com o tempo ela continua com o seu carisma.

Neuzinha tem um amor tão grande pela educação que mesma aposentada ela continua a contribuir, trabalhando como coordenadora do CEI Lar Da Criança.

Neuzinha relata que o descaso pela educação vem de anos pelos políticos, e que a falta de respeito com quem veste a camisa pela educação vem de longo tempo. Mas para a Neuza, com toda dificuldade que a educação vem tendo, jamais deixou de acreditar na educação. Neuza, eu só tenho que agradecer pela sua participação na minha revista eletrônica, sou grata a você tudo…

Relembrando desse momento incrível a descrever a biografia dessa professora que fez parte de minha vida, posso colocar aqui a minha imensa gratidão. Ao descrever sobre um retrato de um educador eu não podia deixar esse momento de eu descrever nessa entrevista a minha emoção, voltei no tempo quando tive a oportunidade de ser sua aluna. Dizem que a primeira professora a gente não esquece, posso deixar aqui uma afirmação não esquecemos mesmo. Posso deixar aqui registrado na minha revista eletrônica o meu carinho por ti Neuzinha. Minha eterna gratidão.


10 de set. de 2020

Leitura em casa



Um livro nas mãos de uma criança pode levá-la a voar por mundos de fantasia, imaginação, de magia... e chegar a transformar este encontro em um verdadeiro turbilhão de sensações, vozes e ruídos.É que um livro é também uma grande ferramenta de jogo, e como tal, tem que estar presente na vida de uma criança desde seu nascimento.Um gesto tão simples como ler um conto para uma criança pode eternizar uma afeição (hobby) enriquecedora durante toda a sua vida.

4 de set. de 2020

Leitura em casa





 

 

                      

 

                                          

                                            Milena Lopes Borba

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                    Projeto Leitura em casa, com a Tia Mila

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                     Criciúma, 2020

                                                                      Introdução  

 

 

O projeto leitura em casa, quer te levar para o mundo da leitura, através de visita em sua casa, com todos os cuidados possíveis. O ambiente familiar e as experiências que a criança vive em seu dia a dia têm grande influência no seu desenvolvimento. Isso é verdade também no que diz respeito à leitura: o hábito de ler em família ajuda no desempenho escolar durante a infância, contribuindo para a aprendizagem ao longo da vida. E para isso o Sarau da Tia Mila veio para reunir as famílias, para uns únicos momentos de suas vidas, pois vocês pais irão poder sentar com os seus filhos para ler.

E nesse momento de epidemia, o Sarau da Tia Mila tem como objetivos de conquistar novos leitores, pois quem lê se torna mais participativo, e nos faz nos colocar no lugar do outro. E quem lê tem mais facilidade de compartilhar conhecimento de forma ampla. O projeto tem duração de 60 minutos durante 90 dias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                       Como vai acontecer esse momento?

O projeto pode acontecer através de parcerias com livrarias, shopping e nas lives das minhas redes sociais. facebook e Instagram. Como você quiser. Esse encontro vai acontecer muitas histórias bacanas para que esse momento passe logo, e que as crianças possam colocar através das histórias as suas emoções.

Vamos comentar de onde vem os primeiros contatos das leituras. E sua importância sem sua vida.

 

Material necessário;

Uma mesinha para poder contar as histórias

Papel, caneta e lápis para que a criança possa desenhar....

 

 

Quem vai administrar:

   Sarau da Tia Mila

 

Minhas redes Sociais:

www.Instagram.com/saraudatiamila

www.Facebook.com/saraudatiamila

www.Youtube.com/saraudatiamila

https://saraudatiamila.blogspot.com/

WhatsApp: 48988561953

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


30 de ago. de 2020

Leitura: Fonte inesgotável e transformadora do saber

http://www.revistasulfashion.com.br/noticia/leitura-fonte-inesgotavel-e-transformadora-do-saber


Ler mais sobre essa reportagem, é só acessar o link acima.

Um jacaré que não Sabia brincar



Um livro nas mãos de uma criança pode levá-la a voar por mundos de fantasia, imaginação, de magia... e chegar a transformar este encontro em um verdadeiro turbilhão de sensações, vozes e ruídos.É que um livro é também uma grande ferramenta de jogo, e como tal, tem que estar presente na vida de uma criança desde seu nascimento.Um gesto tão simples como ler um conto para uma criança pode eternizar uma afeição (hobby) enriquecedora durante toda a sua vida.

29 de ago. de 2020

Leitura em Casa


Leitura em casa, é um evento que vou fazer, com uma super história, onde as crianças serão os meus convidados juntos com o papai e a mamãe. Vai ser uma tarde maravilhosa... A unica coisa que vai faltar são os salgadinhos e um suco natural de laranja, mas vamos fazer assim você tras o seu salgadinho e o seu suco e juntos faremos uma uma linda contação de história.

#leituraemcasa
#encontromarcado
#Educação
#incentivoaleitura

A FLor e o Beija-Flor


              A Flor e o Beija Flor
Era uma tarde fria de outono, quando o beija-flor se a aproximou da flor viu que suas folhas estavam caídas no chão. Até que o beija-flor teve uma linda ideia, de levar a agua todos os dias para a flor até que ela ficasse a flor mais linda do jardim. Foi ali que nasceu uma linda amizade, só que o beija-flor tinha outras plantinhas para cuidar, e cada vez que ele partisse a flor ficava triste. A flor desejava ter o seu amigo beija-flor sempre por perto, mas ele vinha sempre que dava para ver como estava a sua amiga flor. Ela reclamava dizendo que desejava que ele permanecesse sempre perto. O beija-flor explicava que ele tinha que partir para que pudessem sentir saudade, pois a amizade tem que ter a liberdade de ir e vir. A flor ficava zangada, reclamava, chorava… até que um dia a flor teve uma ideia, de fingir que estava muito doente, quando o beija-flor retornou a visitar a flor, percebeu que ela estava diferente… A flor estava pálida, caída no chão, o beija-flor ficou muito preocupado com a sua amiga, então ele novamente começa a cuidar dela, dia e noite. Nada dela reagir…, Mas a flor, na verdade estava a fingir que estava mal, só para manter o beija-flor perto dela. Mas o coitado do beija-flor já estava ficando cansado, que ao invés da flor se colocar no lugar do beija-flor, o egoísmo dela foi tão grande, que quem ficou doente foi o beija -Flor. Mas a flor cuidou do beija-flor, e assim ela compreendeu que não se pode mentir por algo sério só para manter alguém que gostamos por perto. Pois, o verdadeiro amigo é aquele que vão, mas se a gente precisar estão sempre por perto. E o beija-flor partiu, mas sempre que dava ele vinha visitar a sua amiga flor, e pode acreditar que a flor mais linda daquele jardim era aquela que o beija-flor semeou a verdadeira amizade.
                       Moral da história:
Nunca devemos querer prender um amiguinho, pois a amizade tem que ter a liberdade de ir e vir… você criança gostariam de viver presos? Não né, pois todo mundo gosta de ter a liberdade de brincar, de correr… E de fazer milhões de amigos. Cuide do seu amiguinho.


Quando eu descobrir o amor.

Quando eu descobrir o Amor Dizem que o primeiro amor a gente nunca esquece? Porque será? Eu ainda tento descobrir qual o motivo desse amor marcar tanto…
Tantas pessoas se passaram em nossas vidas… E você ainda permanece aqui dentro, como um filme que não se apaga… Qual a razão de ficar com essas lembranças… Foi um único beijo, para você deixar marcas e feridas… Você jamais deixou sua vida, para merecer esse meu amor… Hoje já se passaram vinte e quatro anos…

Historia de Vida de Minha mãe

.MARIA SOLANGE
Era numa cidade de São Francisco de Paula, onde vivia Floriano. Floriano é um homem alto, moreno. Floriano ficou viúvo aos seus trinta e nove. Sua primeira esposa teve uma doença que levou a morte. Floriano em seu primeiro casamento manteve nove filhos.
Jovita uma mulher de vinte sete anos solteira. Uma mulher passando dos vinte anos naquela época era chamada de solteirona.
Floriano resolveu fazer uma viagem para a cidade do Passo do Sertão, mas não imaginava que ali conheceria Jovita.
Jovita uma mulher atraente com seus cabelos castanhos claros, com sua altura de 1,65. Jovita Estava a se arrumar para a domingueira que seria hoje, mas só que ela jamais imaginou que iria encontrar o amor de sua vida nesse dia.
Floriano nessa domingueira foi ali que conheceu Jovita, e sem vergonha não resistiu e tirou a Jovita para dançar. Na dança entre Floriano sem eles perceberem as pessoas que estão a sua volta, os olhares se cruzavam cada vez mais, ate que o mundo entre eles parou.
Floriano sem notar de sua ação, estava-lhe dando um beijo em Jovita, e ali na domingueira que Floriano pediu a mão de Jovita em casamento.
Floriano foi ate a casa de Jovita conversa com os pais dela, e ali acertaram como seria a festa de casamento. A festa de casamento de Floriano e Jovita foi uma festa simples mas feliz.
Festa rolou com muito Churrasco e com muita bebida, a festa só terminou quando estava o preste amanhecer, Floriano e Jovita partiram para sua cabana onde ficariam ate no dia seguinte.
Floriano e Jovita se amaram ate amanhecer, com pura emoção. Depois de alguns dias partiram para Gravataí, onde Floriano tinha os seus negócios. Floriano tinha o seu frigorífico.
O casal viveu feliz por um ano em Gravataí, e logo depois partiram para o Passo Magnus, que pertence ao Passo do Sertão. Chegando em Passo do Sertão Jovita recebeu a noticia que estava grávida. A sua gravidez foi recebida com muita festa, com cerveja e churrasco.
Quando Jovita esperava ansiosamente com a espera da chegado (a) do (a) primeiro (a) filho (a).
Floriano com a montagem de seu frigorífico, na comunidade de Passo Magnus, e também organizando a sua nova casa para que a sua filha possa chegar com saúde.
Como naquela época era muito longe para se chegar a uma maternidade, ai existia as parteiras. E a parteira mais próxima daquela região era a Cisinha Borba.
Quando chegou a hora de Jovita dar a Luz, chamaram a Cisinha para fazer o seu parto, foi ali que Jovita deu a Luz a uma menina de 3, 500 Kg. Floriano e Jovita resolveram colocar o nome da menina De Maria Solange Lopes Borba.Solange nasceu no dia vinte nove de janeiro de mil novecentos e cinqüenta e oito.
Depois da chegada da menina Solange o casal resolve se mudar novamente para Gravataí. Passando uns dois anos do nascimento de Solange. Jovita descobre que espera o segundo filho. A noticia foi recebida com muita festa, bebida e churrasco a vontade.
Passou-se nove meses, nasceu um menino lindo com carinha de anjo que recebeu o nome de Manoel Pedro Silveira Lopes. Manoel Pedro nasceu com uns 3.600kg. Manoel Pedro nasceu no dia cinco de abril de mil novecentos e sessenta
Passando alguns anos, Solange foi morar com a sua irmã mais velha Iracema em Curitiba, como Solange era uma menina linda, todos que viam se apaixonaram pela sua educação. Solange sempre usava uma saia rodadinha da época com uma blusa azul.,como daquela época.
Solange quando morou com a sua irmã fez o primário em Curitiba, Iracema paparicava muito a sua irmã caçula, queria dar a ela estudos e uma boa educação. Mas como Jovita não aceitou ficar muito longe de Solange, pedira a Floriano que busque Solange em Curitiba, pois gostaria de manter sua filha por perto.
Solange então volta para Gravataí, dela recebe uma novidade de que sua mãe esta grávida, e que nesse dia alem da festa de sua chegada, foi festejada para comemoração de mais um herdeiro (a) da família.
Como Floriano estava decidido a levar a sua família a morar na cidade de Torres, pois em Gravataí já não matinha mais futuro. Sem destino do que iria acontecer Floriano coloca seus filhos no caminhão e seguem para Torres.
Floriano e Jovita constroem seu novo caminho, numa cidade completamente nova, mas sabendo do que eles sonham em ter uma vida mais tranqüila, já que Floriano já tinha a sua idade mais avançado.

Chegando a Torres Floriano da de cara com uma esquina inteira e resolve ali então comprar toda a esquina para construir sua casa e seu mercado. Floriano construiu quartos para alugar para estudantes como naquela rua tinha um colégio profissionalizante, muitos jovens vinham a Torres para fazer o segundo grau técnico.
Pois a esquina que Floriano comprou na época era da Rua Alexandre Maggi, ate a esquina próximo ao colégio.
E passando alguns meses Jovita da à luz a uma menina, que recebe o nome de Gedi Silveira Lopes. Gedi nasceu com 2, 900 kg no dia 18 de Julho de mil novecentos e sessenta e quatro.
Sempre que ela iria para o colégio com o seu chapeuzinho florido, e seu uniforme, tinha um grupo de meninas que pegavam no pé de Solange, cada vez que ela chegava em casa com os olhos caindo em lagrimas.
Ate que um dia Solange se invocou com as meninas que a incomodavam, só Solange reagir com um tapa na cara de uma das meninas, que ai então virão que Solange Saberia se defender.
Mas só que com o passar do tempo as coisa já não estavam mais como eram a vida de Floriano e Jovita. Pois a idade de Floriano estava chegando, e quando descobriram que Jovita estava grávida novamente, ficaram felizes, mas a preocupação começou a fazer parte da vida do casal. Floriano já com os seus setenta anos e Jovita com seus quarentas. Jovita sempre foi dependente de Floriano para tudo.
Sempre que precisava de alguma coisa ao invés de resolver sozinha Jovita, sempre colocada Floriano para resolver as coisas que tinha que resolver.
Com a chegada de mais um filho na família, Floriano decidiu vender uma parte de seus terrenos que tinham comprado, já que com a construção do mercado. E seu mercado já não vinha muito bem, pois cada um que chegava para comprar Floriano vendia sem saber quem era a pessoa que estava a comprar.

Muitos compradores compravam e esquecia-se de pagar, outros Floriano deixava em rolar.
Solange já com seus treze anos resolveu então procurar um emprego, e foi então que conseguiu um emprego numa fruteira num período da tarde já que na parte de manha ela estudava.
Depois da aula Solange iria pra fruteira e lá, ela ganhava o seu dinheirinho, numa tarde desse seu pai descobriu que ela estava a trabalhar e pediu que Solange larga-se o emprego.
Ai ela acabou ouvindo seu pai e saiu de seu emprego para se dedicar ao estudo.
Solange quando já teria completado o quarto ano, sua mãe veio com um papo que agora ela não precisava mais estudar, mas como Solange bateu os pés dizendo que iria continua a estudar. Ai seu pai que era o seu melhor amigo, colocou para Jovita que Solange iria estudar sim.

Mais ais passaram algum tempo o filho caçula do casal nasceu que recebe o nome do Sandro. Sandro nasce no dia 16 de Julho de mil novecentos e setenta.
Mas com a chegada de Sandro as coisas começaram a mudar, pois as coisas já não estavam muito bem. O Floriano já teria vendido uma boa parte de seu terreno. Já não tinha mais o seu mercado. E as coisas estavam mau a pior.
Mas para entrar para o quinto ano era considerado ginásio e na época o Ginásio era pago, e foi então que Floriano entrou em contato com a direção da escola e pediu para que desse uma bolsa de estudo para a sua filha, pois o sonho de Solange era continuar a estudar.
Solange ai então teve uma idéia de levar cafezinho para vender no colégio, mas como Solange iria sempre arrumada, a inveja e o ciúme começou a rolar no colégio, foi que chegou na boca do reitor que Solange teria condição de pagar o seu estudo. Mas ai Solange conversou com o reitor que as roupa que ela usava, eram feitos de retalho que sua madrinha fazia para ela.
Aos quatorze anos Solange conheceu Adroaldo, um rapaz calmo e trabalhador, e ali começaram sua paquera. Como Floriano era um pai que buscava sempre orientar seus filhos, ele fazia questão que sua filha namora-se dentro de casa. Floriano não aceitava que sua filha namora-se no portão.
E nesse caso Adroaldo começou a freqüentar sua casa, foi um namoro com muito amor e carinho.
Quando Solange estava preste a completar seus dezesseis anos seu pai tem um derrame, para as coisas não piorar Solange resolve procurar um emprego para poder ajudar em casa, já que sua mãe nunca trabalhou. Solange também se preocupava com os seus três irmãos. Ela então começou a trabalhar na loja Artigos para praia com balconista, mas quando não estava atrás do balcão também limpava a casa dos donos da loja.
Solange logo depois começa um curso de contabilista a noite no Tecnicista a noite. Ai isso foi a sua vida por um tempo.
Já o pai de Solange só permanecia na cama sem conhecer ninguém, mas Jovita ficava ali a cuidar dos filhos e de seu e seu marido.
O salário de Solange era para por comida em sua e também comprava algumas roupas para seus irmãos.
E nos finais de semana Solange e Adroaldo, se encontravam para namorar, alem de namorados eram companheiros.
Solange e Adroaldo as pessoas diziam no inicio do namoro deles que eram almas gêmeas. Solange como sempre era uma pessoa correta no que fazia. E ate que um dia teve a proposta de trabalhar num Cartorio.
Como o salário iria melhorar ela não pensou duas vezes, assim que ela aceitou o emprego, Solange tem a noticia que seu pai tenha tido outro derrame já naquele estado já teriam mais que fazer. Ai então Floriano morre deixando treze filhos. Floriano teve nove filhos do primeiro casamento e quatro do segundo casamento.

29 de jun. de 2020

Estimular a fala em uma criança autista: Estratégias que funcionam

ABA
Michelli Freitas Escrito por Michelli Freitasem janeiro 18, 2020 Estimular a fala em uma criança autista: Estratégias que funcionam RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS Intervenção baseada em Evidência Científica Seu nome Seu email Para compreender como você pode estimular a fala em uma criança autista, é necessário entender melhor as dificuldades que os autistas enfrentam com essa habilidade. A dificuldade com a fala é uma das principais limitações apresentadas pelas crianças autistas. E isso costuma ser um dos primeiros sinais identificados pelos pais, quando a criança ainda é bem pequena. O desenvolvimento da linguagem é muito importante para qualquer pessoa, pois está relacionado com a capacidade de relacionar-se com as pessoas e o ambiente ao seu redor. Por isso, mesmo que a criança não fale, é necessário estimular e promover a comunicação para garantir que ela tenha uma vida mais independente, que ela consiga pedir o que quer, que ela tenha as suas necessidades atendidas. O que é comunicação? Antes de iniciar o processo para estimular a criança a falar, é importante compreender o que é comunicação. Pois, ainda que a fala seja a forma mais utilizada pela maioria de nós, essa não é a única forma de nos comunicarmos. Quando pegamos algo, uma caneta oferecida por alguém ou um copo de água, estamos nos comunicando. Da mesma forma, quando fazemos contato visual para pedir algo ou continuar uma interação, também estamos nos comunicando. Outros exemplos de comunicação são pegar um item de volta da mão de uma pessoa, fazer uma escolha, como escolher a cor de uma roupa, ou fazer um pedido, como pedir um alimento, uma bebida, um objeto. Linguagem expressiva e linguagem receptiva Dois conceitos relacionados ao desenvolvimento da linguagem que também precisam ser esclarecidos são a linguagem receptiva e a linguagem expressiva. A linguagem receptiva está relacionada à capacidade de compreensão, ou seja, de escutar algo e entender o que está sendo dito. Por sua vez, a linguagem expressiva é a capacidade de falar. Para que a criança seja capaz de expressar-se, de falar ou pedir algo, antes disso ela precisa compreender o que as pessoas ao seu redor estão dizendo e pedindo. Portanto, o ensino da linguagem expressiva deve ocorrer depois que a criança dominar a linguagem receptiva. Estimular a fala em uma criança autista Estratégias para estimular a fala em uma criança autista Um processo de avaliação bem feito permite uma organização de todos os alvos, de tudo o que deve ser ensinado para a criança de forma intensiva durante o programa de ensino para estimular o desenvolvimento da linguagem. Algumas estratégias para facilitar estimular a fala em uma criança autista são: usar atividades e tarefas simples do dia a dia como oportunidades para ensinar a criança a comunicar-se, para ensinar a linguagem receptiva e expressiva; tornar o processo de ensino divertido, adicionando elementos de interesse da criança, como músicas, jogos; usar reforçadores que aumentem a probabilidade de os comportamentos ocorrerem novamente, algo que a criança goste tanto que fará ela se comportar novamente como desejado para obter o reforçador; somente dar demandas que a criança possa cumprir, mesmo que seja necessário fornecer ajuda, pois isso faz a criança compreender que palavras significam algo, que se alguém falou ou pediu algo, isso tem um significado; não repetir as instruções, pois ao fazer isso a criança poderá achar que ela não precisa cumprir a tarefa na primeira vez que ela for solicitada; estimular a curiosidade da criança, colocando itens em caixas, fazendo mistério, contando histórias; sempre elogiar e parabenizar a criança pelas tarefas cumpridas para manter a motivação e o envolvimento da criança.

10 de jun. de 2020

O que sera que tem dentro da Caixa



Um livro nas mãos de uma criança pode levá-la a voar por mundos de fantasia, imaginação, de magia... e chegar a transformar este encontro em um verdadeiro turbilhão de sensações, vozes e ruídos.É que um livro é também uma grande ferramenta de jogo, e como tal, tem que estar presente na vida de uma criança desde seu nascimento.Um gesto tão simples como ler um conto para uma criança pode eternizar uma afeição (hobby) enriquecedora durante toda a sua vida.

30 de mai. de 2020

A centopeia e os seus Amigos

   Um dia a centopéia resolveu passear na floresta e nesse passeio a centopeia encontrou com um de seus queridos amigos. Primeiro ela encontrou com a dona Barata, bateram um bom papo. Tralala tralala. E no caminho a centopeia encontrou também com o seu macaco, portanto ele estava sem os braços, ele era um animalzinho diferente na floresta. Havia nascido sem os dois braçinhos, mas muito guerreiro esse macaquinho. Portanto, ele aprendeu praticar todas as atividades da vida diária com seus próprios pés. A centopeia trovou o macaco, com tralala, tralala. No caminho a centopeia encontra com o seu urubu, que já estava bravo, e nem estava muito afim de conversa, mas a centopeia preocupada com o seu amigo perguntou. _ O que houve amigo Urubu? Ele mal humorado respondeu: nada não. trará la,tratá la. Assim mesmo a centopeia continuou o seu caminho e viu a dona cobra estava correndo atrás de um ratinho. Portanto, a centopeia se intrometeu e gritou : dona cobra deixa o ratinho em paz. A cobra logo respondeu, nós estávamos brincando de pegar… A centopeia respondeu eu sei, tralalá , tralala, E, no final todos o amigos da centopeia se encontraram para um grande tralala…. E nem o ratinho ficou de fora. Mas você pensa que só o macaco é diferente ? A querida e amável centopeia faltava suas patinhas…. pois a centopeia nasceu sem os seus pezinhos e sempre que fazia suas saídas ela ia se arrastando, mas isso nao impedia de fa,er o que gostava e com ajuda de uma bengala lá ia ela toda feliz passear na floresta e conversar com todos seus amigos.

6 de mai. de 2020

Metodologias Ativas de Aprendizagem: o que são e como aplicá-las

Metodologias Ativas de Aprendizagem: o que são e como aplicá-las O advento da informatização provocou diversas mudanças na maneira como interagimos com o mundo, alterando aspectos como relações políticas, econômicas e sociais. E como parte essencial para o funcionamento da sociedade, a educação também apresentou grande evolução, principalmente com a utilização das metodologias ativas de aprendizagem. Desse modo, depois de anos e até mesmo séculos de ensino estagnado, presenciamos investimentos nas formas de aprendizado que têm gerado vários impactos positivos, não somente para os discentes, mas também para os docentes. Por isso, neste artigo, vamos explicar qual a importância das metodologias ativas e como elas funcionam, demonstrando também suas consequências que podem ajudar na evolução de uma Instituição de Ensino. Acompanhe! 1 O que são as metodologias ativas? 2 Como os alunos geralmente aprendem? 3 Sala de aula invertida no apoio às práticas pedagógicas para uma aprendizagem ativa 4 Ensino híbrido e metodologias ativas 5 Quais são as práticas de ensino-aprendizagem mais comuns nas metodologias ativas de aprendizagem? 5.1 1. Aprendizagem baseada em projetos 5.2 2. Aprendizagem baseada em problemas 5.3 3. Estudo de caso 5.4 4. Aprendizagem entre pares ou times 6 Quais são os benefícios das metodologias ativas? O que são as metodologias ativas? O modelo mais conhecido e praticado nas instituições de ensino é aquele em que o aluno acompanha a matéria lecionada pelo professor por meio de aulas expositivas, com aplicação de avaliações e trabalhos. Esse método é conhecido como passivo, pois nele o docente é o protagonista da educação. Já na metodologia ativa, o aluno é personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. Sendo assim, o objetivo desse modelo de ensino é incentivar que a comunidade acadêmica desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa. Leia mais: Qual é o papel do professor nas metodologias ativas? Como os alunos geralmente aprendem? Por meio de vários estudos feitos na área, chegou-se à conclusão de que, entre os meios utilizados para adquirir conhecimento, há alguns cujo processo de assimilação ocorre mais facilmente. Desse modo, temos como referência uma teoria do psiquiatra americano William Glasser para explicar como as pessoas geralmente aprendem e qual a eficiência dos métodos nesse processo. piramide do aprendizado Pirâmide da aprendizagem de William Glasser De acordo com essa teoria, os alunos aprendem cerca de: 10% lendo; 20% escrevendo; 50% observando e escutando; 70% discutindo com outras pessoas; 80% praticando; 95% ensinando. Sendo possível observar, então, que os métodos mais eficientes estão inseridos na metodologia ativa mapa de metodologias ativas Sala de aula invertida no apoio às práticas pedagógicas para uma aprendizagem ativa Pode-se destacar a “sala de aula invertida” – em inglês, flipped classroom – como um método ativo bastante atual e que, inclusive, pode ser o que dominará em um futuro próximo. Sendo assim, esse método tem por objetivo substituir a maioria das aulas expositivas por conteúdos virtuais. Ademais, nesse modelo o aluno tem acesso aos conteúdos on-line, para que o tempo em sala seja otimizado. Isso faz com que ele chegue com um conhecimento prévio e apenas tire dúvidas com os professores e interaja com os colegas para fazer projetos, resolver problemas ou analisar estudos de caso. Tal fato incentiva o interesse das turmas nas aulas, fazendo com que a classe se torne mais participativa. Já os discentes se beneficiam com um melhor planejamento de aula e com a utilização de recursos variados, como vídeos, imagens e textos nos mais diversos formatos. Afinal, cada um tem um jeito de aprender. Dessa forma, é possível melhorar a concentração e dedicação dos alunos também nos encontros presenciais, sem que os professores se desgastem. Ensino híbrido e metodologias ativas O ensino híbrido (blended learning, em inglês) combina atividades com e sem o professor com o uso de tecnologia. Dessa forma, possibilita que o aluno estude sozinho, com o apoio da internet, e em sala de aula, seja em grupo ou com o professor. Dessa forma, o ensino híbrido abre um espaço para o pensamento crítico, afinal os estudantes têm a oportunidade de compreender os assuntos de maneira mais aprofundada e, ainda, levar questões e curiosidades para os encontros presenciais. Leia Mais: O que é e como aplicar o ensino híbrido? Quais são as práticas de ensino-aprendizagem mais comuns nas metodologias ativas de aprendizagem? Além das maneiras tradicionais supracitadas, pode-se destacar algumas práticas, que já são desenvolvidas em muitas instituições de ensino. Confira algumas: 1. Aprendizagem baseada em projetos A aprendizagem baseada em projetos (ABP) – em inglês, project based learning (PBL) – tem por objetivo fazer com que os alunos adquiram conhecimento por meio da solução colaborativa de desafios. Sendo assim, o aluno precisa se esforçar para explorar as soluções possíveis dentro de um contexto específico ― seja utilizando a tecnologia ou os diversos recursos disponíveis, o que incentiva a capacidade de desenvolver um perfil investigativo e crítico perante alguma situação. Além disso, o professor não deve expor toda metodologia a ser trabalhada, a fim de que os alunos busquem os conhecimentos por si mesmos. Porém, é necessário que o educador dê um feedback nos projetos e mostre quais foram os erros e acertos. Leia mais: Aprendizagem baseada em projetos 2. Aprendizagem baseada em problemas O método da Aprendizagem Baseada em Problemas tem como propósito tornar o aluno capaz de construir o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expõe a situações motivadoras e o prepara para o mundo do trabalho. Enquanto a aprendizagem baseada em projetos exige que os alunos coloquem a “mão na massa”, a aprendizagem baseada em problemas é focada na parte teórica da resolução de casos. 3. Estudo de caso A prática pedagógica de Estudo de Casos tem origem no método de Aprendizagem Baseada em Problemas. O Estudo de Caso oferece aos estudantes a oportunidade de direcionar sua própria aprendizagem, enquanto exploram seus conhecimentos em situações relativamente complexas. São relatos de situações do mundo real, apresentadas aos estudantes com a finalidade de ensiná-los, preparando-os para a resolução de problemas reais. 4. Aprendizagem entre pares ou times A aprendizagem entre pares e times – em inglês, Peer Instruction (PI) ou team based learning (TBL) –, como o próprio nome revela, se trata da formação de equipes dentro de determinada turma para que o aprendizado seja feito em conjunto e haja compartilhamento de ideias. Seja em um estudo de caso ou em um projeto, é possível que os alunos resolvam os desafios e trabalhem juntos, o que pode ser benéfico na busca pelo conhecimento. Afinal, com a ajuda mútua, se pode aprender e ensinar ao mesmo tempo, formando o pensamento crítico, que é construído por meio de discussões embasadas e levando em consideração opiniões divergentes. Leia mais: O que é Peer Instruction e quais seus benefícios para a aprendizagem? Quais são os benefícios das metodologias ativas? Por fim, é possível destacar a existência de vários benefícios tanto para a comunidade acadêmica quanto para a instituição de ensino com a utilização das metodologias ativas. Sendo que os alunos: adquirem maior autonomia; desenvolvem confiança; passam a enxergar o aprendizado como algo tranquilo; tornam-se aptos a resolver problemas; tornam-se profissionais mais qualificados e valorizados; tornam-se protagonistas do seu aprendizado. Para a instituição de ensino, os benefícios se mostram principalmente com: maior satisfação dos alunos com o ambiente da sala de aula; melhora da percepção dos alunos com a instituição; aumento do reconhecimento no mercado; aumento da atração, captação e retenção de alunos. Portanto, a aplicação de metodologias ativas de aprendizagem tem um papel importante para a educação, especialmente no Brasil, onde o setor necessita de transformações substanciais. Por isso, é preciso investir não somente em bons conteúdos, mas se faz necessário ter consciência de que aprimorar os procedimentos usados para educar é algo extremamente relevante. Leia mais: 6 casos de sucesso em metodologias ativas de aprendizagem Isso porque deve-se procurar na educação o rompimento de barreiras e a eliminação de distâncias. Gostou deste artigo? Então, baixe nosso infográfico sobre como aplicar as metodologias ativas.

16 de abr. de 2020

Entrevista com Marcelo Sarralva



Um livro nas mãos de uma criança pode levá-la a voar por mundos de fantasia, imaginação, de magia... e chegar a transformar este encontro em um verdadeiro turbilhão de sensações, vozes e ruídos.É que um livro é também uma grande ferramenta de jogo, e como tal, tem que estar presente na vida de uma criança desde seu nascimento.Um gesto tão simples como ler um conto para uma criança pode eternizar uma afeição (hobby) enriquecedora durante toda a sua vida.

O que é musicalização

A musicalização é o processo de construção do conhecimento musical: seu principal objetivo é despertar e desenvolver o gosto pela música, estimulando e contribuindo com a formação global do ser humano.Tendo também como uma de suas finalidades introduzir o ser humano no campo da compreensão musical, contribuindo para vivência artística por meio de brincadeiras, expressão corporal, histórias, reconto e para crianças desenvolvendo percepção auditiva, visual, tátil a inteligência artística e a sensibilidade.O lúdico funciona como elemento motivador para o desenvolvimento da expressão musical, em um processo cujos principais elementos são a imitação, a percepção e a criação. As aulas partem sempre de atividades coletivas de modo a proporcionar a socialização com experiências lúdicas bem prazerosas. Hoje, a neurociência comprova que atividades musicais integram experiências sensoriais, motoras, percepção e execução passando por diferentes processos emocionais, cognitivos aprimorando a memória e atenção. [1] A música ganha ainda mais importância por arrebatar não só as crianças, mas também os adolescentes e os adultos. Para SCAGNOLATO, 2006 a música não substitui o restante da educação, ela tem como função atingir o ser humano em sua totalidade. A educação tem como meta desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição de que é capaz. Porém, sem a utilização da música não é possível atingir a esta meta, pois nenhuma outra atividade consegue levar o indivíduo a agir. A música atinge a motricidade e a sensorialidade por meio do ritmo e do som, e por meio da melodia, atinge a afetividade. No Brasil, a religião/religiosidade tem um papel importante na iniciação musical. Verifica-se que a presença de práticas musicais nos ritos religiosos de diversas denominações propicia um ambiente acessível e estimulante às crianças e jovens. Num cenário em que haja dificuldade de acesso aos instrumentos musicais e às classes de música, as instituições religiosas oferecem condições tanto para a iniciação quanto ao desenvolvimento e motivação à prática musical, visto que a música é um componente culturalmente essencial para a manifestação religiosa, não exclusivamente, mas em especial a religião cristã (evangélica e católica)[2] Índice 1 Métodos de musicalização 1.1 Método Orff 1.2 Método Kodály 1.3 Método Willems 1.4 Método Suzuki 1.5 Método Tobin 2 Ver também 3 Referências 4 Ligações externas

Musicalização Infantil

A Música é para uma criança algo que ela encontra dentro dela mesma e expressa através dos movimentos que consegue realizar”. A Musicalização Infantil é um poderoso instrumento de educação. Desenvolve na criança a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a sociabilização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional dentre outras qualidades que colaboram na formação do indivíduo. Até mesmo antes de nascer, no útero materno, uma criança já toma contato com elementos fundamentais da música como o ritmo, através das vibrações e pulsações do coração da mãe. Ao nascer, a relação de uma criança com a música é imediata, através do acalanto da mãe e também através de objetos sonoros da casa e do mundo que a cerca. Antes de começar a falar, um bebê canta, experimenta sons produzidos com a boca. Quando dá os seus primeiros passos até o ponto de poder ficar em pé, o ritmo de uma música o leva acompanhar com o corpo os movimentos cadenciados. E é a partir dessa relação entre o gesto e o som que uma criança, ouvindo, cantando, imitando, dançando, constrói o seu conhecimento musical. O que é Musicalizar? Musicalizar uma criança nada mais é do que despertar nela à sua expressão espontânea. É sensibilizar e desenvolver aquilo que ela já é capaz de fazer, e aos poucos ir organizando as informações. Brincar, indiscutivelmente, é uma grande atração para uma criança. É sempre um momento sério, onde a brincadeira é uma tarefa muito importante. Musicalizar Brincando é um processo que completa o desenvolvimento da criança, que vai de encontro com seus interesses e proporciona benefícios que ela própria não consegue avaliar, mas sentir. Musicalizar, atualmente, é uma diversão, e através desta vivência sonora, rítmica realizadas através de jogos e brincadeiras, que o aprendizado musical chega as crianças. Foi-se o tempo em que uma aula de música era cansativa para as crianças, onde os símbolos musicais apareciam como estranhos desenhos e nada representavam para elas. Através da Musicalização Infantil atual, estes mesmos símbolos vão fazendo parte da vida da criança, de uma maneira muito simples, alegre e agradável. Musicalizar brincando é uma maneira inovadora de ensinar música para as crianças, que tem sua à disposição jogos interativos e interessantes que estarão sendo utilizados de forma prazerosa e consistente no próprio processo. PASSOS IMPORTANTES PARA A MUSICALIZAÇÃO INFANTIL kids100308_5_560 A maioria das crianças que estão tendo aula de música em suas escolas, na verdade a encara como um momento de distração e entretenimento. Mesmo a escola que possui um profissional competente para tal função, é comum encontrar nas crianças um distanciamento com a realidade da cultura musical. Infelizmente, em nosso país, não tem uma cultura musical infantil apropriada, que proporcione à criança mergulhar no universo musical de forma condizente. A música que a mídia evidencia para este público, ou atende a interesses comerciais ou tem o propósito de imbecilizar a mente infantil, de tal forma que qualquer modismo que venha a surgir, a criança rapidamente aprende e cantarola. Existem alguns passos importantes para que uma aprendizagem musical seja eficiente: 1-A criança precisa aprender a ouvir, não ouvir por ouvir, mas saber ouvir corretamente. O professor tem que elaborar de forma estratégica para que uma criança aprenda como ouvir uma música com suas nuances, como: a melodia, o ritmo, sua duração, notas, o timbre dos instrumentos e vozes, sua intensidade, altura notas, etc… 2-Ela precisa aprender a ver uma música, não apenas com os olhos carnais, mas com olhos sensíveis aos detalhes da Música, uma forma que o instrumentista ou o cantor executa sua música, sua performance, etc…. 3-Ela precisa exercitar sua memória musical, absorvendo os conceitos primordiais da música, como o ritmo, melodia, tonalidade, andamento, timbre, altura, intensidade, duração, etc .. 4-Ela precisa praticar aquilo que aprendeu, seja ritmicamente ou melodicamente.Depois do processo de ouvir, ver e absorver o conteúdo na mente, o próximo passo é colocar a mão na massa, ou seja, ter um contato com um instrumento ou com a própria voz. Lembrando que este processo é comprovadamente eficaz, pois trabalha de forma inteligível os passos necessários para que uma criança possa adentrar no mundo da música. O Papel da Musicalização Infantil music_activities_chidren_amsterdam_toddlers_2.jpg O objetivo principal da Musicalização Infantil é fazer com que a criança tenha um contato bem elaborado e estruturado com a música. A partir deste contato qualificado, a criança inicia um processo de percepção, tornando-se sensível à música, e ampliando o seu universo sonoro. O resultado de todo este processo é o desenvolvimento da musicalidade. A musicalização tem um papel fundamental na educação Infantil, onde as crianças tem a oportunidade de conceber um alicerce para que futuramente possam aprendam a tocar algum instrumento musical. O que se aprende em uma aula de Musicalização Infantil? -Uma aula bem conduzida desenvolve nos alunos noções de ritmo, altura, timbre, intensidade, duração, dentre outros conceitos da música. -Além dos conceitos musicais, a aula tem a condição de desenvolver a coordenação motora, a inteligência musical, a sociabilização, a colaboração mútua, a liderança, a criatividade, a imaginação, o trabalho em equipe, etc… Como deve ser trabalhada a Musicalização Infantil? Primeiramente, é importante ressaltar que uma aula de musicalização deve ir de encontro com a realidade da escola e das turmas. Pois existem várias metodologias diferentes, onde os seus criadores as construíram baseado em suas experiências locais. A musicalização deve ser trabalhada de maneira lúdica, não pode ser nada imposto e nem exigente. A criança deve sentir prazer em participar das aulas, mas é preciso que o professor tenha bastante cautela ao aplicar brincadeiras e jogos em excesso, pois as crianças vão começar a pensar que a aula serve apenas para um divertimento. Quando deve iniciar as aulas de musicalização? O processo inicial deve ser o mais cedo possível. Toda escola que tem maternal baby, poderá ter aulas de musicalização. É importante que este processo não fique restrito somente às aulas semanais, e possa se estender na rotina da sala de aula, em vários momentos e atividades propostas desta fase, pois o universo musical é bastante abundante em conteúdo, onde pode ser bastante explorado. Para as turmas iniciais, como: Maternal Baby, Maternal I e II, a presença da professora da turma é de fundamental importância, pois ela está com eles todos os dias da semana, sendo que o professor de música se restringe a apenas 30 a 45 minutos semanais. Esta posição da escola vai contribuir favoravelmente para o resultado positivo das aulas. banner. Acompanhe nosso trabalho, que visa lhe fornecer conteúdos relevantes para a sua formação musical: Curta nossa página no FACEBOOK! Inscreva-se no nosso canal no YOU TUBE! Siga nosso INSTAGRAN! Comente o que você achou deste post ou do nosso blog! Um Grande Abraço! Leonardo Júnior

Projeto de Leitura

O projeto leitura em casa, quer te levar para o mundo da leitura, através de visita em sua casa, com todos os cuidados possíveis. O ambiente familiar e as experiências que a criança vive em seu dia a dia têm grande influência no seu desenvolvimento. Isso é verdade também no que diz respeito à leitura: o hábito de ler em família ajuda no desempenho escolar durante a infância, contribuindo para a aprendizagem ao longo da vida. E para isso o Sarau da Tia Mila veio para reunir as famílias, para uns únicos momentos de suas vidas, pois vocês pais irão poder sentar com os seus filhos para ler.

E nesse momento de epidemia, o Sarau da Tia Mila tem como objetivos de conquistar novos leitores, pois quem lê se torna mais participativo, e nos faz nos colocar no lugar do outro. E quem lê tem mais facilidade de compartilhar conhecimento de forma ampla

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