Tia Mila

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Sao Joao Do Sul , SC, Brazil
A Tia Mila iniciou em uma garagem de minha casa, mas devidos a circunstâncias pessoais foram interrompidas as atividades, durante dez anos. Mas a vontade de incentivar a leitura é tão grande, que estou retornado as atividades online, até que eu possa novamente levar aos espaços físicos.

29 de ago. de 2020

Historia de Vida de Minha mãe

.MARIA SOLANGE
Era numa cidade de São Francisco de Paula, onde vivia Floriano. Floriano é um homem alto, moreno. Floriano ficou viúvo aos seus trinta e nove. Sua primeira esposa teve uma doença que levou a morte. Floriano em seu primeiro casamento manteve nove filhos.
Jovita uma mulher de vinte sete anos solteira. Uma mulher passando dos vinte anos naquela época era chamada de solteirona.
Floriano resolveu fazer uma viagem para a cidade do Passo do Sertão, mas não imaginava que ali conheceria Jovita.
Jovita uma mulher atraente com seus cabelos castanhos claros, com sua altura de 1,65. Jovita Estava a se arrumar para a domingueira que seria hoje, mas só que ela jamais imaginou que iria encontrar o amor de sua vida nesse dia.
Floriano nessa domingueira foi ali que conheceu Jovita, e sem vergonha não resistiu e tirou a Jovita para dançar. Na dança entre Floriano sem eles perceberem as pessoas que estão a sua volta, os olhares se cruzavam cada vez mais, ate que o mundo entre eles parou.
Floriano sem notar de sua ação, estava-lhe dando um beijo em Jovita, e ali na domingueira que Floriano pediu a mão de Jovita em casamento.
Floriano foi ate a casa de Jovita conversa com os pais dela, e ali acertaram como seria a festa de casamento. A festa de casamento de Floriano e Jovita foi uma festa simples mas feliz.
Festa rolou com muito Churrasco e com muita bebida, a festa só terminou quando estava o preste amanhecer, Floriano e Jovita partiram para sua cabana onde ficariam ate no dia seguinte.
Floriano e Jovita se amaram ate amanhecer, com pura emoção. Depois de alguns dias partiram para Gravataí, onde Floriano tinha os seus negócios. Floriano tinha o seu frigorífico.
O casal viveu feliz por um ano em Gravataí, e logo depois partiram para o Passo Magnus, que pertence ao Passo do Sertão. Chegando em Passo do Sertão Jovita recebeu a noticia que estava grávida. A sua gravidez foi recebida com muita festa, com cerveja e churrasco.
Quando Jovita esperava ansiosamente com a espera da chegado (a) do (a) primeiro (a) filho (a).
Floriano com a montagem de seu frigorífico, na comunidade de Passo Magnus, e também organizando a sua nova casa para que a sua filha possa chegar com saúde.
Como naquela época era muito longe para se chegar a uma maternidade, ai existia as parteiras. E a parteira mais próxima daquela região era a Cisinha Borba.
Quando chegou a hora de Jovita dar a Luz, chamaram a Cisinha para fazer o seu parto, foi ali que Jovita deu a Luz a uma menina de 3, 500 Kg. Floriano e Jovita resolveram colocar o nome da menina De Maria Solange Lopes Borba.Solange nasceu no dia vinte nove de janeiro de mil novecentos e cinqüenta e oito.
Depois da chegada da menina Solange o casal resolve se mudar novamente para Gravataí. Passando uns dois anos do nascimento de Solange. Jovita descobre que espera o segundo filho. A noticia foi recebida com muita festa, bebida e churrasco a vontade.
Passou-se nove meses, nasceu um menino lindo com carinha de anjo que recebeu o nome de Manoel Pedro Silveira Lopes. Manoel Pedro nasceu com uns 3.600kg. Manoel Pedro nasceu no dia cinco de abril de mil novecentos e sessenta
Passando alguns anos, Solange foi morar com a sua irmã mais velha Iracema em Curitiba, como Solange era uma menina linda, todos que viam se apaixonaram pela sua educação. Solange sempre usava uma saia rodadinha da época com uma blusa azul.,como daquela época.
Solange quando morou com a sua irmã fez o primário em Curitiba, Iracema paparicava muito a sua irmã caçula, queria dar a ela estudos e uma boa educação. Mas como Jovita não aceitou ficar muito longe de Solange, pedira a Floriano que busque Solange em Curitiba, pois gostaria de manter sua filha por perto.
Solange então volta para Gravataí, dela recebe uma novidade de que sua mãe esta grávida, e que nesse dia alem da festa de sua chegada, foi festejada para comemoração de mais um herdeiro (a) da família.
Como Floriano estava decidido a levar a sua família a morar na cidade de Torres, pois em Gravataí já não matinha mais futuro. Sem destino do que iria acontecer Floriano coloca seus filhos no caminhão e seguem para Torres.
Floriano e Jovita constroem seu novo caminho, numa cidade completamente nova, mas sabendo do que eles sonham em ter uma vida mais tranqüila, já que Floriano já tinha a sua idade mais avançado.

Chegando a Torres Floriano da de cara com uma esquina inteira e resolve ali então comprar toda a esquina para construir sua casa e seu mercado. Floriano construiu quartos para alugar para estudantes como naquela rua tinha um colégio profissionalizante, muitos jovens vinham a Torres para fazer o segundo grau técnico.
Pois a esquina que Floriano comprou na época era da Rua Alexandre Maggi, ate a esquina próximo ao colégio.
E passando alguns meses Jovita da à luz a uma menina, que recebe o nome de Gedi Silveira Lopes. Gedi nasceu com 2, 900 kg no dia 18 de Julho de mil novecentos e sessenta e quatro.
Sempre que ela iria para o colégio com o seu chapeuzinho florido, e seu uniforme, tinha um grupo de meninas que pegavam no pé de Solange, cada vez que ela chegava em casa com os olhos caindo em lagrimas.
Ate que um dia Solange se invocou com as meninas que a incomodavam, só Solange reagir com um tapa na cara de uma das meninas, que ai então virão que Solange Saberia se defender.
Mas só que com o passar do tempo as coisa já não estavam mais como eram a vida de Floriano e Jovita. Pois a idade de Floriano estava chegando, e quando descobriram que Jovita estava grávida novamente, ficaram felizes, mas a preocupação começou a fazer parte da vida do casal. Floriano já com os seus setenta anos e Jovita com seus quarentas. Jovita sempre foi dependente de Floriano para tudo.
Sempre que precisava de alguma coisa ao invés de resolver sozinha Jovita, sempre colocada Floriano para resolver as coisas que tinha que resolver.
Com a chegada de mais um filho na família, Floriano decidiu vender uma parte de seus terrenos que tinham comprado, já que com a construção do mercado. E seu mercado já não vinha muito bem, pois cada um que chegava para comprar Floriano vendia sem saber quem era a pessoa que estava a comprar.

Muitos compradores compravam e esquecia-se de pagar, outros Floriano deixava em rolar.
Solange já com seus treze anos resolveu então procurar um emprego, e foi então que conseguiu um emprego numa fruteira num período da tarde já que na parte de manha ela estudava.
Depois da aula Solange iria pra fruteira e lá, ela ganhava o seu dinheirinho, numa tarde desse seu pai descobriu que ela estava a trabalhar e pediu que Solange larga-se o emprego.
Ai ela acabou ouvindo seu pai e saiu de seu emprego para se dedicar ao estudo.
Solange quando já teria completado o quarto ano, sua mãe veio com um papo que agora ela não precisava mais estudar, mas como Solange bateu os pés dizendo que iria continua a estudar. Ai seu pai que era o seu melhor amigo, colocou para Jovita que Solange iria estudar sim.

Mais ais passaram algum tempo o filho caçula do casal nasceu que recebe o nome do Sandro. Sandro nasce no dia 16 de Julho de mil novecentos e setenta.
Mas com a chegada de Sandro as coisas começaram a mudar, pois as coisas já não estavam muito bem. O Floriano já teria vendido uma boa parte de seu terreno. Já não tinha mais o seu mercado. E as coisas estavam mau a pior.
Mas para entrar para o quinto ano era considerado ginásio e na época o Ginásio era pago, e foi então que Floriano entrou em contato com a direção da escola e pediu para que desse uma bolsa de estudo para a sua filha, pois o sonho de Solange era continuar a estudar.
Solange ai então teve uma idéia de levar cafezinho para vender no colégio, mas como Solange iria sempre arrumada, a inveja e o ciúme começou a rolar no colégio, foi que chegou na boca do reitor que Solange teria condição de pagar o seu estudo. Mas ai Solange conversou com o reitor que as roupa que ela usava, eram feitos de retalho que sua madrinha fazia para ela.
Aos quatorze anos Solange conheceu Adroaldo, um rapaz calmo e trabalhador, e ali começaram sua paquera. Como Floriano era um pai que buscava sempre orientar seus filhos, ele fazia questão que sua filha namora-se dentro de casa. Floriano não aceitava que sua filha namora-se no portão.
E nesse caso Adroaldo começou a freqüentar sua casa, foi um namoro com muito amor e carinho.
Quando Solange estava preste a completar seus dezesseis anos seu pai tem um derrame, para as coisas não piorar Solange resolve procurar um emprego para poder ajudar em casa, já que sua mãe nunca trabalhou. Solange também se preocupava com os seus três irmãos. Ela então começou a trabalhar na loja Artigos para praia com balconista, mas quando não estava atrás do balcão também limpava a casa dos donos da loja.
Solange logo depois começa um curso de contabilista a noite no Tecnicista a noite. Ai isso foi a sua vida por um tempo.
Já o pai de Solange só permanecia na cama sem conhecer ninguém, mas Jovita ficava ali a cuidar dos filhos e de seu e seu marido.
O salário de Solange era para por comida em sua e também comprava algumas roupas para seus irmãos.
E nos finais de semana Solange e Adroaldo, se encontravam para namorar, alem de namorados eram companheiros.
Solange e Adroaldo as pessoas diziam no inicio do namoro deles que eram almas gêmeas. Solange como sempre era uma pessoa correta no que fazia. E ate que um dia teve a proposta de trabalhar num Cartorio.
Como o salário iria melhorar ela não pensou duas vezes, assim que ela aceitou o emprego, Solange tem a noticia que seu pai tenha tido outro derrame já naquele estado já teriam mais que fazer. Ai então Floriano morre deixando treze filhos. Floriano teve nove filhos do primeiro casamento e quatro do segundo casamento.

29 de jun. de 2020

Estimular a fala em uma criança autista: Estratégias que funcionam

ABA
Michelli Freitas Escrito por Michelli Freitasem janeiro 18, 2020 Estimular a fala em uma criança autista: Estratégias que funcionam RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS Intervenção baseada em Evidência Científica Seu nome Seu email Para compreender como você pode estimular a fala em uma criança autista, é necessário entender melhor as dificuldades que os autistas enfrentam com essa habilidade. A dificuldade com a fala é uma das principais limitações apresentadas pelas crianças autistas. E isso costuma ser um dos primeiros sinais identificados pelos pais, quando a criança ainda é bem pequena. O desenvolvimento da linguagem é muito importante para qualquer pessoa, pois está relacionado com a capacidade de relacionar-se com as pessoas e o ambiente ao seu redor. Por isso, mesmo que a criança não fale, é necessário estimular e promover a comunicação para garantir que ela tenha uma vida mais independente, que ela consiga pedir o que quer, que ela tenha as suas necessidades atendidas. O que é comunicação? Antes de iniciar o processo para estimular a criança a falar, é importante compreender o que é comunicação. Pois, ainda que a fala seja a forma mais utilizada pela maioria de nós, essa não é a única forma de nos comunicarmos. Quando pegamos algo, uma caneta oferecida por alguém ou um copo de água, estamos nos comunicando. Da mesma forma, quando fazemos contato visual para pedir algo ou continuar uma interação, também estamos nos comunicando. Outros exemplos de comunicação são pegar um item de volta da mão de uma pessoa, fazer uma escolha, como escolher a cor de uma roupa, ou fazer um pedido, como pedir um alimento, uma bebida, um objeto. Linguagem expressiva e linguagem receptiva Dois conceitos relacionados ao desenvolvimento da linguagem que também precisam ser esclarecidos são a linguagem receptiva e a linguagem expressiva. A linguagem receptiva está relacionada à capacidade de compreensão, ou seja, de escutar algo e entender o que está sendo dito. Por sua vez, a linguagem expressiva é a capacidade de falar. Para que a criança seja capaz de expressar-se, de falar ou pedir algo, antes disso ela precisa compreender o que as pessoas ao seu redor estão dizendo e pedindo. Portanto, o ensino da linguagem expressiva deve ocorrer depois que a criança dominar a linguagem receptiva. Estimular a fala em uma criança autista Estratégias para estimular a fala em uma criança autista Um processo de avaliação bem feito permite uma organização de todos os alvos, de tudo o que deve ser ensinado para a criança de forma intensiva durante o programa de ensino para estimular o desenvolvimento da linguagem. Algumas estratégias para facilitar estimular a fala em uma criança autista são: usar atividades e tarefas simples do dia a dia como oportunidades para ensinar a criança a comunicar-se, para ensinar a linguagem receptiva e expressiva; tornar o processo de ensino divertido, adicionando elementos de interesse da criança, como músicas, jogos; usar reforçadores que aumentem a probabilidade de os comportamentos ocorrerem novamente, algo que a criança goste tanto que fará ela se comportar novamente como desejado para obter o reforçador; somente dar demandas que a criança possa cumprir, mesmo que seja necessário fornecer ajuda, pois isso faz a criança compreender que palavras significam algo, que se alguém falou ou pediu algo, isso tem um significado; não repetir as instruções, pois ao fazer isso a criança poderá achar que ela não precisa cumprir a tarefa na primeira vez que ela for solicitada; estimular a curiosidade da criança, colocando itens em caixas, fazendo mistério, contando histórias; sempre elogiar e parabenizar a criança pelas tarefas cumpridas para manter a motivação e o envolvimento da criança.

10 de jun. de 2020

O que sera que tem dentro da Caixa



Um livro nas mãos de uma criança pode levá-la a voar por mundos de fantasia, imaginação, de magia... e chegar a transformar este encontro em um verdadeiro turbilhão de sensações, vozes e ruídos.É que um livro é também uma grande ferramenta de jogo, e como tal, tem que estar presente na vida de uma criança desde seu nascimento.Um gesto tão simples como ler um conto para uma criança pode eternizar uma afeição (hobby) enriquecedora durante toda a sua vida.

30 de mai. de 2020

A centopeia e os seus Amigos

   Um dia a centopéia resolveu passear na floresta e nesse passeio a centopeia encontrou com um de seus queridos amigos. Primeiro ela encontrou com a dona Barata, bateram um bom papo. Tralala tralala. E no caminho a centopeia encontrou também com o seu macaco, portanto ele estava sem os braços, ele era um animalzinho diferente na floresta. Havia nascido sem os dois braçinhos, mas muito guerreiro esse macaquinho. Portanto, ele aprendeu praticar todas as atividades da vida diária com seus próprios pés. A centopeia trovou o macaco, com tralala, tralala. No caminho a centopeia encontra com o seu urubu, que já estava bravo, e nem estava muito afim de conversa, mas a centopeia preocupada com o seu amigo perguntou. _ O que houve amigo Urubu? Ele mal humorado respondeu: nada não. trará la,tratá la. Assim mesmo a centopeia continuou o seu caminho e viu a dona cobra estava correndo atrás de um ratinho. Portanto, a centopeia se intrometeu e gritou : dona cobra deixa o ratinho em paz. A cobra logo respondeu, nós estávamos brincando de pegar… A centopeia respondeu eu sei, tralalá , tralala, E, no final todos o amigos da centopeia se encontraram para um grande tralala…. E nem o ratinho ficou de fora. Mas você pensa que só o macaco é diferente ? A querida e amável centopeia faltava suas patinhas…. pois a centopeia nasceu sem os seus pezinhos e sempre que fazia suas saídas ela ia se arrastando, mas isso nao impedia de fa,er o que gostava e com ajuda de uma bengala lá ia ela toda feliz passear na floresta e conversar com todos seus amigos.

6 de mai. de 2020

Metodologias Ativas de Aprendizagem: o que são e como aplicá-las

Metodologias Ativas de Aprendizagem: o que são e como aplicá-las O advento da informatização provocou diversas mudanças na maneira como interagimos com o mundo, alterando aspectos como relações políticas, econômicas e sociais. E como parte essencial para o funcionamento da sociedade, a educação também apresentou grande evolução, principalmente com a utilização das metodologias ativas de aprendizagem. Desse modo, depois de anos e até mesmo séculos de ensino estagnado, presenciamos investimentos nas formas de aprendizado que têm gerado vários impactos positivos, não somente para os discentes, mas também para os docentes. Por isso, neste artigo, vamos explicar qual a importância das metodologias ativas e como elas funcionam, demonstrando também suas consequências que podem ajudar na evolução de uma Instituição de Ensino. Acompanhe! 1 O que são as metodologias ativas? 2 Como os alunos geralmente aprendem? 3 Sala de aula invertida no apoio às práticas pedagógicas para uma aprendizagem ativa 4 Ensino híbrido e metodologias ativas 5 Quais são as práticas de ensino-aprendizagem mais comuns nas metodologias ativas de aprendizagem? 5.1 1. Aprendizagem baseada em projetos 5.2 2. Aprendizagem baseada em problemas 5.3 3. Estudo de caso 5.4 4. Aprendizagem entre pares ou times 6 Quais são os benefícios das metodologias ativas? O que são as metodologias ativas? O modelo mais conhecido e praticado nas instituições de ensino é aquele em que o aluno acompanha a matéria lecionada pelo professor por meio de aulas expositivas, com aplicação de avaliações e trabalhos. Esse método é conhecido como passivo, pois nele o docente é o protagonista da educação. Já na metodologia ativa, o aluno é personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. Sendo assim, o objetivo desse modelo de ensino é incentivar que a comunidade acadêmica desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa. Leia mais: Qual é o papel do professor nas metodologias ativas? Como os alunos geralmente aprendem? Por meio de vários estudos feitos na área, chegou-se à conclusão de que, entre os meios utilizados para adquirir conhecimento, há alguns cujo processo de assimilação ocorre mais facilmente. Desse modo, temos como referência uma teoria do psiquiatra americano William Glasser para explicar como as pessoas geralmente aprendem e qual a eficiência dos métodos nesse processo. piramide do aprendizado Pirâmide da aprendizagem de William Glasser De acordo com essa teoria, os alunos aprendem cerca de: 10% lendo; 20% escrevendo; 50% observando e escutando; 70% discutindo com outras pessoas; 80% praticando; 95% ensinando. Sendo possível observar, então, que os métodos mais eficientes estão inseridos na metodologia ativa mapa de metodologias ativas Sala de aula invertida no apoio às práticas pedagógicas para uma aprendizagem ativa Pode-se destacar a “sala de aula invertida” – em inglês, flipped classroom – como um método ativo bastante atual e que, inclusive, pode ser o que dominará em um futuro próximo. Sendo assim, esse método tem por objetivo substituir a maioria das aulas expositivas por conteúdos virtuais. Ademais, nesse modelo o aluno tem acesso aos conteúdos on-line, para que o tempo em sala seja otimizado. Isso faz com que ele chegue com um conhecimento prévio e apenas tire dúvidas com os professores e interaja com os colegas para fazer projetos, resolver problemas ou analisar estudos de caso. Tal fato incentiva o interesse das turmas nas aulas, fazendo com que a classe se torne mais participativa. Já os discentes se beneficiam com um melhor planejamento de aula e com a utilização de recursos variados, como vídeos, imagens e textos nos mais diversos formatos. Afinal, cada um tem um jeito de aprender. Dessa forma, é possível melhorar a concentração e dedicação dos alunos também nos encontros presenciais, sem que os professores se desgastem. Ensino híbrido e metodologias ativas O ensino híbrido (blended learning, em inglês) combina atividades com e sem o professor com o uso de tecnologia. Dessa forma, possibilita que o aluno estude sozinho, com o apoio da internet, e em sala de aula, seja em grupo ou com o professor. Dessa forma, o ensino híbrido abre um espaço para o pensamento crítico, afinal os estudantes têm a oportunidade de compreender os assuntos de maneira mais aprofundada e, ainda, levar questões e curiosidades para os encontros presenciais. Leia Mais: O que é e como aplicar o ensino híbrido? Quais são as práticas de ensino-aprendizagem mais comuns nas metodologias ativas de aprendizagem? Além das maneiras tradicionais supracitadas, pode-se destacar algumas práticas, que já são desenvolvidas em muitas instituições de ensino. Confira algumas: 1. Aprendizagem baseada em projetos A aprendizagem baseada em projetos (ABP) – em inglês, project based learning (PBL) – tem por objetivo fazer com que os alunos adquiram conhecimento por meio da solução colaborativa de desafios. Sendo assim, o aluno precisa se esforçar para explorar as soluções possíveis dentro de um contexto específico ― seja utilizando a tecnologia ou os diversos recursos disponíveis, o que incentiva a capacidade de desenvolver um perfil investigativo e crítico perante alguma situação. Além disso, o professor não deve expor toda metodologia a ser trabalhada, a fim de que os alunos busquem os conhecimentos por si mesmos. Porém, é necessário que o educador dê um feedback nos projetos e mostre quais foram os erros e acertos. Leia mais: Aprendizagem baseada em projetos 2. Aprendizagem baseada em problemas O método da Aprendizagem Baseada em Problemas tem como propósito tornar o aluno capaz de construir o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expõe a situações motivadoras e o prepara para o mundo do trabalho. Enquanto a aprendizagem baseada em projetos exige que os alunos coloquem a “mão na massa”, a aprendizagem baseada em problemas é focada na parte teórica da resolução de casos. 3. Estudo de caso A prática pedagógica de Estudo de Casos tem origem no método de Aprendizagem Baseada em Problemas. O Estudo de Caso oferece aos estudantes a oportunidade de direcionar sua própria aprendizagem, enquanto exploram seus conhecimentos em situações relativamente complexas. São relatos de situações do mundo real, apresentadas aos estudantes com a finalidade de ensiná-los, preparando-os para a resolução de problemas reais. 4. Aprendizagem entre pares ou times A aprendizagem entre pares e times – em inglês, Peer Instruction (PI) ou team based learning (TBL) –, como o próprio nome revela, se trata da formação de equipes dentro de determinada turma para que o aprendizado seja feito em conjunto e haja compartilhamento de ideias. Seja em um estudo de caso ou em um projeto, é possível que os alunos resolvam os desafios e trabalhem juntos, o que pode ser benéfico na busca pelo conhecimento. Afinal, com a ajuda mútua, se pode aprender e ensinar ao mesmo tempo, formando o pensamento crítico, que é construído por meio de discussões embasadas e levando em consideração opiniões divergentes. Leia mais: O que é Peer Instruction e quais seus benefícios para a aprendizagem? Quais são os benefícios das metodologias ativas? Por fim, é possível destacar a existência de vários benefícios tanto para a comunidade acadêmica quanto para a instituição de ensino com a utilização das metodologias ativas. Sendo que os alunos: adquirem maior autonomia; desenvolvem confiança; passam a enxergar o aprendizado como algo tranquilo; tornam-se aptos a resolver problemas; tornam-se profissionais mais qualificados e valorizados; tornam-se protagonistas do seu aprendizado. Para a instituição de ensino, os benefícios se mostram principalmente com: maior satisfação dos alunos com o ambiente da sala de aula; melhora da percepção dos alunos com a instituição; aumento do reconhecimento no mercado; aumento da atração, captação e retenção de alunos. Portanto, a aplicação de metodologias ativas de aprendizagem tem um papel importante para a educação, especialmente no Brasil, onde o setor necessita de transformações substanciais. Por isso, é preciso investir não somente em bons conteúdos, mas se faz necessário ter consciência de que aprimorar os procedimentos usados para educar é algo extremamente relevante. Leia mais: 6 casos de sucesso em metodologias ativas de aprendizagem Isso porque deve-se procurar na educação o rompimento de barreiras e a eliminação de distâncias. Gostou deste artigo? Então, baixe nosso infográfico sobre como aplicar as metodologias ativas.

16 de abr. de 2020

Entrevista com Marcelo Sarralva



Um livro nas mãos de uma criança pode levá-la a voar por mundos de fantasia, imaginação, de magia... e chegar a transformar este encontro em um verdadeiro turbilhão de sensações, vozes e ruídos.É que um livro é também uma grande ferramenta de jogo, e como tal, tem que estar presente na vida de uma criança desde seu nascimento.Um gesto tão simples como ler um conto para uma criança pode eternizar uma afeição (hobby) enriquecedora durante toda a sua vida.

O que é musicalização

A musicalização é o processo de construção do conhecimento musical: seu principal objetivo é despertar e desenvolver o gosto pela música, estimulando e contribuindo com a formação global do ser humano.Tendo também como uma de suas finalidades introduzir o ser humano no campo da compreensão musical, contribuindo para vivência artística por meio de brincadeiras, expressão corporal, histórias, reconto e para crianças desenvolvendo percepção auditiva, visual, tátil a inteligência artística e a sensibilidade.O lúdico funciona como elemento motivador para o desenvolvimento da expressão musical, em um processo cujos principais elementos são a imitação, a percepção e a criação. As aulas partem sempre de atividades coletivas de modo a proporcionar a socialização com experiências lúdicas bem prazerosas. Hoje, a neurociência comprova que atividades musicais integram experiências sensoriais, motoras, percepção e execução passando por diferentes processos emocionais, cognitivos aprimorando a memória e atenção. [1] A música ganha ainda mais importância por arrebatar não só as crianças, mas também os adolescentes e os adultos. Para SCAGNOLATO, 2006 a música não substitui o restante da educação, ela tem como função atingir o ser humano em sua totalidade. A educação tem como meta desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição de que é capaz. Porém, sem a utilização da música não é possível atingir a esta meta, pois nenhuma outra atividade consegue levar o indivíduo a agir. A música atinge a motricidade e a sensorialidade por meio do ritmo e do som, e por meio da melodia, atinge a afetividade. No Brasil, a religião/religiosidade tem um papel importante na iniciação musical. Verifica-se que a presença de práticas musicais nos ritos religiosos de diversas denominações propicia um ambiente acessível e estimulante às crianças e jovens. Num cenário em que haja dificuldade de acesso aos instrumentos musicais e às classes de música, as instituições religiosas oferecem condições tanto para a iniciação quanto ao desenvolvimento e motivação à prática musical, visto que a música é um componente culturalmente essencial para a manifestação religiosa, não exclusivamente, mas em especial a religião cristã (evangélica e católica)[2] Índice 1 Métodos de musicalização 1.1 Método Orff 1.2 Método Kodály 1.3 Método Willems 1.4 Método Suzuki 1.5 Método Tobin 2 Ver também 3 Referências 4 Ligações externas

Musicalização Infantil

A Música é para uma criança algo que ela encontra dentro dela mesma e expressa através dos movimentos que consegue realizar”. A Musicalização Infantil é um poderoso instrumento de educação. Desenvolve na criança a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a sociabilização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional dentre outras qualidades que colaboram na formação do indivíduo. Até mesmo antes de nascer, no útero materno, uma criança já toma contato com elementos fundamentais da música como o ritmo, através das vibrações e pulsações do coração da mãe. Ao nascer, a relação de uma criança com a música é imediata, através do acalanto da mãe e também através de objetos sonoros da casa e do mundo que a cerca. Antes de começar a falar, um bebê canta, experimenta sons produzidos com a boca. Quando dá os seus primeiros passos até o ponto de poder ficar em pé, o ritmo de uma música o leva acompanhar com o corpo os movimentos cadenciados. E é a partir dessa relação entre o gesto e o som que uma criança, ouvindo, cantando, imitando, dançando, constrói o seu conhecimento musical. O que é Musicalizar? Musicalizar uma criança nada mais é do que despertar nela à sua expressão espontânea. É sensibilizar e desenvolver aquilo que ela já é capaz de fazer, e aos poucos ir organizando as informações. Brincar, indiscutivelmente, é uma grande atração para uma criança. É sempre um momento sério, onde a brincadeira é uma tarefa muito importante. Musicalizar Brincando é um processo que completa o desenvolvimento da criança, que vai de encontro com seus interesses e proporciona benefícios que ela própria não consegue avaliar, mas sentir. Musicalizar, atualmente, é uma diversão, e através desta vivência sonora, rítmica realizadas através de jogos e brincadeiras, que o aprendizado musical chega as crianças. Foi-se o tempo em que uma aula de música era cansativa para as crianças, onde os símbolos musicais apareciam como estranhos desenhos e nada representavam para elas. Através da Musicalização Infantil atual, estes mesmos símbolos vão fazendo parte da vida da criança, de uma maneira muito simples, alegre e agradável. Musicalizar brincando é uma maneira inovadora de ensinar música para as crianças, que tem sua à disposição jogos interativos e interessantes que estarão sendo utilizados de forma prazerosa e consistente no próprio processo. PASSOS IMPORTANTES PARA A MUSICALIZAÇÃO INFANTIL kids100308_5_560 A maioria das crianças que estão tendo aula de música em suas escolas, na verdade a encara como um momento de distração e entretenimento. Mesmo a escola que possui um profissional competente para tal função, é comum encontrar nas crianças um distanciamento com a realidade da cultura musical. Infelizmente, em nosso país, não tem uma cultura musical infantil apropriada, que proporcione à criança mergulhar no universo musical de forma condizente. A música que a mídia evidencia para este público, ou atende a interesses comerciais ou tem o propósito de imbecilizar a mente infantil, de tal forma que qualquer modismo que venha a surgir, a criança rapidamente aprende e cantarola. Existem alguns passos importantes para que uma aprendizagem musical seja eficiente: 1-A criança precisa aprender a ouvir, não ouvir por ouvir, mas saber ouvir corretamente. O professor tem que elaborar de forma estratégica para que uma criança aprenda como ouvir uma música com suas nuances, como: a melodia, o ritmo, sua duração, notas, o timbre dos instrumentos e vozes, sua intensidade, altura notas, etc… 2-Ela precisa aprender a ver uma música, não apenas com os olhos carnais, mas com olhos sensíveis aos detalhes da Música, uma forma que o instrumentista ou o cantor executa sua música, sua performance, etc…. 3-Ela precisa exercitar sua memória musical, absorvendo os conceitos primordiais da música, como o ritmo, melodia, tonalidade, andamento, timbre, altura, intensidade, duração, etc .. 4-Ela precisa praticar aquilo que aprendeu, seja ritmicamente ou melodicamente.Depois do processo de ouvir, ver e absorver o conteúdo na mente, o próximo passo é colocar a mão na massa, ou seja, ter um contato com um instrumento ou com a própria voz. Lembrando que este processo é comprovadamente eficaz, pois trabalha de forma inteligível os passos necessários para que uma criança possa adentrar no mundo da música. O Papel da Musicalização Infantil music_activities_chidren_amsterdam_toddlers_2.jpg O objetivo principal da Musicalização Infantil é fazer com que a criança tenha um contato bem elaborado e estruturado com a música. A partir deste contato qualificado, a criança inicia um processo de percepção, tornando-se sensível à música, e ampliando o seu universo sonoro. O resultado de todo este processo é o desenvolvimento da musicalidade. A musicalização tem um papel fundamental na educação Infantil, onde as crianças tem a oportunidade de conceber um alicerce para que futuramente possam aprendam a tocar algum instrumento musical. O que se aprende em uma aula de Musicalização Infantil? -Uma aula bem conduzida desenvolve nos alunos noções de ritmo, altura, timbre, intensidade, duração, dentre outros conceitos da música. -Além dos conceitos musicais, a aula tem a condição de desenvolver a coordenação motora, a inteligência musical, a sociabilização, a colaboração mútua, a liderança, a criatividade, a imaginação, o trabalho em equipe, etc… Como deve ser trabalhada a Musicalização Infantil? Primeiramente, é importante ressaltar que uma aula de musicalização deve ir de encontro com a realidade da escola e das turmas. Pois existem várias metodologias diferentes, onde os seus criadores as construíram baseado em suas experiências locais. A musicalização deve ser trabalhada de maneira lúdica, não pode ser nada imposto e nem exigente. A criança deve sentir prazer em participar das aulas, mas é preciso que o professor tenha bastante cautela ao aplicar brincadeiras e jogos em excesso, pois as crianças vão começar a pensar que a aula serve apenas para um divertimento. Quando deve iniciar as aulas de musicalização? O processo inicial deve ser o mais cedo possível. Toda escola que tem maternal baby, poderá ter aulas de musicalização. É importante que este processo não fique restrito somente às aulas semanais, e possa se estender na rotina da sala de aula, em vários momentos e atividades propostas desta fase, pois o universo musical é bastante abundante em conteúdo, onde pode ser bastante explorado. Para as turmas iniciais, como: Maternal Baby, Maternal I e II, a presença da professora da turma é de fundamental importância, pois ela está com eles todos os dias da semana, sendo que o professor de música se restringe a apenas 30 a 45 minutos semanais. Esta posição da escola vai contribuir favoravelmente para o resultado positivo das aulas. banner. Acompanhe nosso trabalho, que visa lhe fornecer conteúdos relevantes para a sua formação musical: Curta nossa página no FACEBOOK! Inscreva-se no nosso canal no YOU TUBE! Siga nosso INSTAGRAN! Comente o que você achou deste post ou do nosso blog! Um Grande Abraço! Leonardo Júnior

7 de abr. de 2020

FAMÍLIA E ESCOLA UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO



Um livro nas mãos de uma criança pode levá-la a voar por mundos de fantasia, imaginação, de magia... e chegar a transformar este encontro em um verdadeiro turbilhão de sensações, vozes e ruídos.É que um livro é também uma grande ferramenta de jogo, e como tal, tem que estar presente na vida de uma criança desde seu nascimento.Um gesto tão simples como ler um conto para uma criança pode eternizar uma afeição (hobby) enriquecedora durante toda a sua vida.

A importância da Educação Infantil.wmv



Um livro nas mãos de uma criança pode levá-la a voar por mundos de fantasia, imaginação, de magia... e chegar a transformar este encontro em um verdadeiro turbilhão de sensações, vozes e ruídos.É que um livro é também uma grande ferramenta de jogo, e como tal, tem que estar presente na vida de uma criança desde seu nascimento.Um gesto tão simples como ler um conto para uma criança pode eternizar uma afeição (hobby) enriquecedora durante toda a sua vida.

3 de abr. de 2020

A importancia do Brincar

A brincadeira em grupo favorece princípios como cooperação, liderança e competição. O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. Ás vezes os pais não tem conhecimento do valor da brincadeira para o seu filho. A idéia muitas vezes divulgada é a de que o brincar seja somente um entretenimento, como se não tivesse outras utilidades mais importantes. Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança. Muitas vezes os pais não permitem que o filho passe por todas as etapas do seu desenvolvimento, e eles fazem isso quando tolhem as brincadeiras, exigem organização, por acharem que estão contribuindo para a maturidade da criança, quanto à aquisição de alguns comportamentos, como por exemplo, o de limpeza. A imposição de tarefas exaustivas, as incompatibilidades de horários da família são outros fatores que podem impedir as brincadeiras livres. É de suma importância que a família tenha consciência das marcas que a sua postura de não disponibilizar flexibilidade para as brincadeiras pode deixar na criança. Além disto, vale lembrar também que é um direito garantido pela Constituição.

2 de abr. de 2020

ABRIL AZUL: SAIBA MAIS SOBRE O MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

ABRIL AZUL: SAIBA MAIS SOBRE O MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO Por Heloisa C. Mello em setembro 18, 2019 O autismo é um transtorno de desenvolvimento que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge 1 em cada 160 crianças no mundo. No Brasil, estima-se que existam cerca de 2 milhões de autistas. O diagnóstico ocorre geralmente entre os 2 anos e meio a 3 anos, e não existe cura para essa condição. Para dar visibilidade ao tema, foi escolhido o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo e, para que as ações ocorram no mês todo, foi criada a campanha Abril Azul. A ideia é mostrar as características e as dificuldades do transtorno, incentivando, dessa maneira, a inclusão do autista em sociedade, bem como a criação de políticas públicas voltadas para esse grupo. Quer entender melhor os objetivos do Abril Azul, a importância de dar destaque para o transtorno e como sua clínica ou hospital pode participar dessa campanha? Acompanhe nosso post e comece a planejar ações para a data! O que é Abril Azul? A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo para dar visibilidade ao tema, já que o transtorno ainda é bastante desconhecido pela população. Assim, criou-se também a campanha Abril Azul para que o mês inteiro seja marcado com diversas ações voltadas para o autismo. Por que a cor azul? Porque o autismo atinge muito mais os meninos do que as meninas (proporção de 4:1), fato que a ciência ainda não consegue explicar. Qual a importância de conscientizar a sociedade sobre o autismo? O Abril Azul é importante porque dá destaque ao transtorno do espectro autista (TEA), um distúrbio neurológico que pode afetar as áreas de comunicação, comportamento e interação social. Além disso, o autista pode ou não ter alguma deficiência intelectual. Em alguns casos, pessoas com o transtorno chegam a surpreender pela inteligência e são chamadas de autistas de alto funcionamento. A campanha tem o papel de mostrar as características dessa condição especial, destacando que não é uma doença, ou seja, ninguém precisa se afastar de um autista. Pelo contrário: é preciso entender para incluir e ajudar. Causas Ainda não se sabe ao certo quais as causas para o distúrbio. Acredita-se que a maioria dos casos seja de origem genética: alguns genes seriam responsáveis por essa condição, mas os pesquisadores ainda buscam respostas mais claras sobre essa correlação. Porém, é fato que famílias com um filho autista têm mais chances de ter outro filho com o TEA. A ciência trabalha ainda com causas ambientais, como complicações no parto ou o uso de medicamentos pela mãe durante a gravidez. Criou-se um mito que determinadas vacinas, como a de sarampo, caxumba e rubéola, seriam responsáveis pelo autismo. No entanto, não há nenhuma pesquisa que comprove isso, e as famílias devem continuar vacinando seus filhos para não criarem um problema de saúde pública. Sintomas As ações da campanha devem deixar claro para a sociedade os sintomas do autismo, que podem variar de indivíduo a indivíduo. É possível que o autista tenha dificuldade para ficar em ambientes muito barulhentos e movimentados, não atenda quando chamado, seja muito agitado, goste de ficar sozinho ou ainda tenha o hábito de fazer movimentos repetitivos. Muitas pessoas no espectro têm ainda seletividade alimentar ou dificuldades para dormir. Alguns sinais podem surgir logo nos primeiros meses, como bebês que não fazem contato visual, ficam quietos demais quando sozinhos, não estranham quando vão para o colo de estranhos, demoram a falar as primeiras palavras ou a engatinhar e andar. Por isso, é importante que os pais estejam informados para que possam procurar ajuda médica caso notem esses sintomas e investigar se é alguma característica do TEA. Não existe um exame específico que detecta o transtorno. O diagnóstico é feito a partir do relato dos pais e avaliação médica. No entanto, em alguns casos, pode ser difícil fechar esse diagnóstico, ainda mais em crianças pequenas. Tratamento O TEA não tem cura, mas, com sessões de fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, entre outras terapias, é possível ajudar a criança a participar da rotina diária e também, aos poucos, se tornar independente. Em casos mais severos, de autistas que se batem ou ficam muito nervosos, por exemplo, a medicação prescrita pelo neurologista ou psiquiatra pode ajudar. Em resumo, é essencial dar voz ao autismo, levando informação para a população e, desse modo, reduzir o preconceito. O Abril Azul também tem o papel de pressionar governos para que mais políticas públicas se voltem para esse grupo — como acesso às terapias e serviços de saúde, apoio às famílias, inclusão escolar e também ao mercado de trabalho. Além disso, é preciso que os profissionais de saúde, como médicos e terapeutas, recebam um treinamento para que consigam identificar o TEA de forma precoce. Pesquisas científicas para trazer mais respostas sobre o autismo também devem ser incentivadas. Como participar da campanha? O Abril Azul já é celebrado em organizações e entidades voltadas para a causa autista. Mas é preciso mais engajamento, principalmente por instituições de saúde, como clínicas e hospitais. São espaços importantes, que devem dar destaque a temas de saúde como esse. Como participar e, assim, se engajar nessa causa? É possível criar ações simples para colaboradores, pacientes e comunidade, como: oferecimento de palestras com médicos, terapeutas e até pais de autistas que expliquem o que é o TEA; elaboração de cartazes e panfletos informativos conscientizando sobre o autismo; divulgação de vídeos nas redes sociais da instituição que tenham como tema o transtorno; organização de caminhadas junto à comunidade para dar visibilidade ao distúrbio. O Abril Azul deve ser divulgado para a sociedade, a fim de que o autismo ganhe cada vez mais visibilidade. Assim, as entidades do setor público e privado devem se mobilizar e participar dessa campanha para que as pessoas com TEA tenham voz, sejam respeitadas e consigam fazer parte da sociedade, bem como ter os seus direitos garantidos. Gostou de acompanhar nosso post e entender a importância de criar ações para o Abril Azul? Quer conferir outros temas como este? É só seguir as páginas da Medicalway no Facebook, LinkedIn e Instagram! Instagram @saraudaleitura ,www.linkedin.com/in/sarau-da-leitura-infantil, Youtube @milenaborba

A importância da conscientização do autismo

A importância da conscientização do autismo Esta semana celebramos o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (02/04). A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e serve como forma de conscientizar a população brasileira sobre o autismo, síndrome que atinge 70 milhões de pessoas ao redor do mundo e cerca de dois milhões no Brasil. A data tem o intuito de alertar e esclarecer a sociedade, contra preconceitos e ajudar a diagnosticar a doença logo cedo. Quanto mais cedo houver o diagnóstico, melhor será a qualidade de vida destes indivíduos e mais rápido o tratamento para não permitir que a doença avance com intensidade. Para quem não sabe do que se trata, o autismo é uma doença conhecida como “Transtornos de Espectro Autista” – TEA. É uma espécie de pane do desenvolvimento neurológico, e geralmente é possível os pais identificarem a partir dos oito meses, mas é mais comum que os médicos consigam detectar entre um ano e meio e três anos. É necessário haver ajuda especializada. A terapia para o tratamento costuma ser feita em grupos para estimular a socialização. Em alguns casos é necessário tomar medicação para controlar os sintomas. O azul foi adotado como a cor símbolo para representar a doença, por haver maior incidência em meninos, cuja proporção é de quatro meninos para uma menina. Há vários níveis de autismo e alguns sintomas podem facilitar a identificar a doença o quanto antes. Os mais comuns são dificuldade de aprendizagem e de relacionamento, fobias, agressividade, comportamentos restritos e repetitivos, se incomoda com toques, com alguns sons, ausência de fala e aparente surdez. O tratamento pode consistir ainda no controle da alimentação do autista, que deve ser isenta de glúten e caseína (proteína do leite), é a chamada dieta SGSC. Assim, devem ser retirados alimentos que contenham farinha de trigo, cevada, centeio, aveia, e os que contenham produtos feitos a partir do leite ou tenha alguma porcentagem em sua preparação. A caseína é mal diferida pelo intestino, podendo provocar alterações e priora dos sintomas. Porém, cada caso é um caso, por isso é preciso ter o diagnóstico certo, um acompanhamento com um médico e um nutricionista, fazer exames para confirmar a doença, e saber se há realmente necessidade de restrição alimentar. autismoDia Mundial da Conscientização do AutismoTEATranstornos de Espectro Autista

O que é um sarau

De acordo com o dicionário sarau é um conjunto de pessoas que se reúnem para fazer atividades recreativas como: ouvir músicas, recitar poesias, conversar etc; serão. Show ou concerto musical que ocorre durante à noite. Reunião literária noturna. Portanto o tema central que envolve o sarau é a arte, e por pessoas que por meio de reuniões ou rodas de conversas em lugares fechado ou ao ar livre, se expressam e se manifestam por um interesse em comum, música, dança, literatura, poesias, etc. O Ambiente O ambiente a ser realizado o Sarau deve ser principalmente aconchegante e acolhedor, a quem use tapetes e almofadas espalhadas no chão para que todos se sintam confortáveis. A escolha da decoração também é ponto muito importante para este evento, o tema do Sarau deve estar presente em cada detalhe, e assim todos se sentam em roda e assistem as apresentações. Quer realizar um sarau com seus alunos e não sabe como? Então confira esse projeto retirado do site nova escola da revista Abril: Projeto: Sarau infantil Objetivos - Associar a linguagem com a escrita dos alunos. - Ampliar o repertório de poesias conhecidas pela turma. - Utilizar a linguagem oral, adequando-a a uma situação comunicativa formal. Conteúdo - Comunicação oral, visual e escrita. Anos 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Tempo estimado Dois meses. Material necessário - Filmadora - Aparelho de som - CD com poesias previamente escolhidas pelo professor. - Livros que contenham as poesias escolhidas para se trabalhar com as crianças. Desenvolvimento 1ª etapa Pergunte quais poemas as crianças conhecem e estimule-as a declamar. Convide-as a conhecer novos poemas, mostrando os livros selecionados. Leia em voz alta alguns deles, caprichando na entonação. Compartilhe a ideia de organizar um sarau de poesia e convidar os pais para assistir ao evento. Explique que para isso é preciso conhecer vários poemas e aprender a declamá-los. 2ª etapa Apresente algumas faixas do CD de poesia musicada para familiarizar a turma com este gênero que está lhe sendo apresentado. 3ª etapa Leia para os seus alunos todos os dias os livros escolhidos para a realização deste projeto. Converse com eles sobre as poesias e como se deve declamar, cuidando da entonação e da altura da voz, para que o público compreenda e ouça com clareza o que for dito. Como tarefa de casa, oriente que peçam aos pais para recitar e registrar por escrito poemas e versinhos que apreciem. 4ª etapa Leia a poesia Bola de Gude, do livro Poemas Desengonçados, chamando a atenção da turma para a entonação, dicção e altura da sua voz. Proponha que a recitem coletivamente. Repita o procedimento com outros poemas. Use a filmadora para gravar esses momentos. 5ª etapa Exiba o vídeo para que as crianças possam analisar como estão se saindo e em que precisam melhorar. Ajude-as apontando o que estiver adequado também, isto ajudará alunos tímidos a se soltarem e participarem mais. 6ª etapa É hora de selecionar o que será apresentado no sarau. Pergunte às crianças quais são os textos prediletos delas e decidam se as declamações serão feitas individualmente, em duplas, trios ou grupos maiores. Convide as famílias para o evento. 7ª etapa Ensaie com sua turma os poemas. Filme novamente e exponha as imagens para que todos possam se aperfeiçoar. Produto final -Sarau infantil. Avaliação Observe e registre o avanço das crianças no que se refere à apropriação na forma de se expressar em situações de comunicação formal.

13 de mar. de 2020

O jardim das Borboletas

Quando a beleza das borboletas encontra os horrores de uma mente doentia. Um thriller arrebatador, fenômeno no mundo inteiro Sinopse de O jardim das borboletas: Perto de uma mansão isolada, existia um maravilhoso jardim. Nele, cresciam flores exuberantes, árvores frondosas... e uma coleção de preciosas “borboletas”: jovens mulheres, sequestradas e mantidas em cativeiro por um homem brutal e obsessivo, conhecido apenas como Jardineiro. Cada uma delas passa a ser identificada pelo nome de uma espécie de borboleta, tendo, então, a pele marcada com um complexo desenho correspondente. Quando o jardim é finalmente descoberto, uma das sobreviventes é levada às autoridades, a fim de prestar seu depoimento. A tarefa de juntar as peças desse complexo quebra-cabeça cabe aos agentes do fbi Victor Hanoverian e Brandon Eddinson, nesse que se tornará o mais chocante e perturbador caso de suas vidas. Mas Maya, a enigmática garota responsável por contar essa história, não parece disposta a esclarecer todos os sórdidos detalhes de sua experiência. Em meio a velhos ressentimentos, novos traumas e o terrível relato sobre um homem obcecado pela beleza, os agentes ficam com a sensação de que ela esconde algum grande segredo.

28 de out. de 2019

O Gato Sommelier

Essa semana recebi um Livro maravilhoso que eu irei apresentar para vocês daqui uns dias, É uma leitura maravilhosa que nos faz viajar. Fique na contagem que logo,a história do livro O Gato Sommelier . Do autor Luiz Duarte. Vamos juntos descobrir o que tem por tras dessa linda literatura. Prometo que irei contar tudo que vai acontecer, durante a minha viagem por
essa grande obra Literária.

5 de set. de 2019

Um livro nas mãos de uma criança pode levá-la a voar por mundos de fantasia, imaginação, de magia... e chegar a transformar este encontro em um verdadeiro turbilhão de sensações, vozes e ruídos.É que um livro é também uma grande ferramenta de jogo, e como tal, tem que estar presente na vida de uma criança desde seu nascimento.Um gesto tão simples como ler um conto para uma criança pode eternizar uma afeição (hobby) enriquecedora durante toda a sua vida.

4 de abr. de 2019

Atividades identidade

Selecionamos nesta postagem maravilhosas sugestões de Atividades identidade e autonomia, prontas para imprimir e trabalhar com alunos da Educação Infantil. A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. Confira também: Projeto Quem sou Eu Essas atividades educativas sobre identidade tem o objetivo de favorecer novas interações e ampliar o conhecimento da criança a respeito de si mesma e dos outros, visando responder as seguintes problematizações: Qual a importância de meu nome? Quem faz parte de minha família? Quais são as pessoas que convivem comigo na escola? Por que é importante termos amigos? Identidade: De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, identidade remete à ideia de distinção. Diz o documento: “é uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar e da história pessoal”. Construir a identidade implica conhecer os próprios gostos e preferências e dominar habilidades e limites, sempre levando em conta a cultura, a sociedade, o ambiente e as pessoas com quem se convive. Esse autoconhecimento começa no início da vida e segue até o seu fim, mas é fundamental que alguns conhecimentos sejam adquiridos ainda na creche.

Atividades do Dia das Mães

Atividades Dia das Mães Para trabalhar essa data comemorativa tão importante, selecionamos algumas sugestões para trabalhar em sala de aula com os alunos: Produzir textos (Individual ou coletivamente); Desenhos para colorir; Confecção de Lembrancinhas com os alunos; Confecção de Murais e Painéis em sala de aula; Teatro sobre alguma obra importante da literatura infantil; Roda de conversa; Brincadeiras e Dinâmicas; Jogral; E muito mais.

Projeto de Leitura

O projeto leitura em casa, quer te levar para o mundo da leitura, através de visita em sua casa, com todos os cuidados possíveis. O ambiente familiar e as experiências que a criança vive em seu dia a dia têm grande influência no seu desenvolvimento. Isso é verdade também no que diz respeito à leitura: o hábito de ler em família ajuda no desempenho escolar durante a infância, contribuindo para a aprendizagem ao longo da vida. E para isso o Sarau da Tia Mila veio para reunir as famílias, para uns únicos momentos de suas vidas, pois vocês pais irão poder sentar com os seus filhos para ler.

E nesse momento de epidemia, o Sarau da Tia Mila tem como objetivos de conquistar novos leitores, pois quem lê se torna mais participativo, e nos faz nos colocar no lugar do outro. E quem lê tem mais facilidade de compartilhar conhecimento de forma ampla

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