Tia Mila

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Sao Joao Do Sul , SC, Brazil
A Tia Mila iniciou em uma garagem de minha casa, mas devidos a circunstâncias pessoais foram interrompidas as atividades, durante dez anos. Mas a vontade de incentivar a leitura é tão grande, que estou retornado as atividades online, até que eu possa novamente levar aos espaços físicos.

10 de jun. de 2009

sarau da leitura 23-05-09









As crianças participando do sarau e o primeiro texto trabalhado foi: O menino das meias vermelhas.

O Menino das Meias Vermelhas
Carlos Heitor Cony
Todos os dias ele ia para o colégio com meias vermelhas. Era um garoto triste, procurava estudar muito, mas na hora do recreio ficava afastado dos colegas, como se estivesse procurando alguma coisa.
Os outros guris zombavam dele, implicavam com as meias vermelhas que ele usava. Um dia, perguntaram porque o menino das meias vermelhas só usava meias vermelhas.
Ele contou com simplicidade: "No ano passado, quando fiz aniversário, minha mãe me levou ao circo. Botou em mim essas meias vermelhas. Eu reclamei, comecei a chorar, disse que todo mundo ia zombar de mim por causa das meias vermelhas. Mas ela disse que se me perdesse, bastaria olhar para o chão e quando visse um menino de meias vermelhas saberia que o filho era dela."
Os garotos retrucaram: "Você não está num circo! Por que não tira essas meias vermelhas e joga fora?" Mas o menino das meias vermelhas explicou: "É que a minha mãe abandonou a nossa casa e foi embora. Por isso eu continuo usando essas meias vermelhas. Quando ela passar por mim vai me encontrar e me levará com ela."

O que é um sarau da Leitura


Um sarau (do latim seránus, relativo ao entardecer) é um evento cultural ou musical realizado geralmente em casa particular onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura e teatro.Evento bastante comum no século XIX que vem sendo redescoberto por seu caráter de inovação, descontração e satisfação. Consiste em uma reunião festiva que ocorre à tarde ou no início da noite, apresentando concertos musicais, serestas, cantos e apresentações solo, demonstrações, interpretações ou performances artísticas e literárias

sarau da leitura 23-05-09







Milena Lopes Borba









SARAU DA LEITURA








São João do Sul, SC
2009







Projeto Sarau da Leitura

1- Tema: Sarau da Leitura
2- Justificativa: Despertar o interesse nas crianças no mundo da leitura através das historias em quadrinhos. Uma forma de narrar a historia com varias imagens e personagens.
Verificar, através da leitura os elementos que constituíram as historias em quadrinhos na observação nos aspectos estéticos responsáveis pela narrativa, que estes englobam os aspectos visuais. Lingüísticos e ate sonoros das produções audiovisuais.

3-Objetivos gerais
Fortalecer a cultura de valorização da leitura e da escrita, desenvolvendo nos educando a competência leitora.
4- Objetivo Especificos
Incentivar ao habito da leitura;
Proporcionar as crianças o contato com as historias em quadrinhos através de diferentes oficinas apresentadas pelos os educadores;
Oferecer atividades dinâmicas e criativas envolvendo nas historia lido;
Estimular a produção textual de forma interdisciplinar;
Motivar o educando a pesquisar as datas comemorativas que fazem parte do contexto da escola;
Construir instrumental de registro de leitura escrita vividos na escola;
Realizar campanhas para ampliar o acervo de livros literários;
Utilizar diferentes recursos que motivem o aluno à expressão oral e escrita;
Criar um jornal na escola onde os alunos possam publicar as suas produções textuais, incentivando os alunos a descrever o livro lido.






4-Estratégia de Ação

É fazer com que os alunos apresentem suas historias através de uma oficina. E em cada oficina demonstre atividades com dinâmica e criatividade para todas as crianças com painéis ilustrativos sobre as historias e os personagens.
Mostrar que as leituras possam ser estimulantes a partir das situações concretas, para que os educandos possam saber o que estão lendo, para que, e com que objetivos estão lendo. Assim, serão capazes de atribuir sentido ao que lê.
A tal concepção de leitura e escrita permitem construir um enfoque novo, de modo que, educadores e educando possam ser leitores que contextualizam a sociedade.

5-Avaliação
O projeto sarau da leitura será sistematicamente avaliado junto a aos alunos e professores para que sejam percebidos os avanços em relação aos objetivos propostos e resolvidos eventuais impasses detectados em seu processo de execução. Aconteceram encontros mensais entre o responsável do projeto para o aperfeiçoamento desse trabalho.


LER È O PRAZER: O sarau é um incentivo a leitura e na produção textuais.

Á partir do pressuposto de que o texto literário tem o poder da autonomia do significado, onde se cria as próprias regras de comunicação entre o autor e o leitor, dando o incentivo as atividades no conhecimento dos livros encontrados na biblioteca da E.E. Básica Ângelo Scarpa junto a turma do primeiro, primeiro ano,segundo ano, terceiro ano,quarto ano e sétimo ano. Considerando as diversas modalidades recomendadas na literatura da área, com ênfase na mediação a leitura.
Desenvolvendo vários programas importantes como arte na biblioteca, formação de contadores de historia, uso de imagens na sala de aula, semana do livro e da biblioteca, entre outras coisas que se pode oferecer durante as atividades culturais em parceria com entidades e instituições ligada a educação e cultura, ligada na região,em nosso e no estado.
Dando a importância da leitura em todos os seus programas onde propõem explorar o livro e a literatura infanto- juvenil em todos os seus aspectos ( forma de narrativa,conteúdos, ilustrações, papel, formato), respeitando-se a relação entre texto e imagens.
Através da historia contada, em suas diversas modalidade, desde a encenação teatral ate o uso de pequenos recursos visuais, como indumentária de personagens e objetos referentes ao tema literário que vem sendo oferecido como atividades lúdicas.
Através da mediação a leitura procura –se trazer o livro como uma rotina que se incentivo ao habito de ler, permitindo a criança e ao jovem leitor , um amplo acesso ao material impresso, como forma de realização da leitura global, fiel ao texto em toda a sua originalidade e aspecto físico da obra, com o objetivo de abrir janelas e permitir que cada criança seja atraída pelo detalhe de narrativa ou ilustração que encarte a sua própria descoberta.

20 de abr. de 2009

parte 3





Continuação









Portifolio para se trabalhar com pessoas portadora com deficiencia visual










O pedagogo precisa sempre estar atualizado, não se pode formar e estacionar em uma escola hoje ele precisa muito mais do que pegar na mão do aluno e ajudar ele a escrever, tem se como objetivo formar um cidadão críticos capazes de mudar a sociedade pela qual vivemos, tem que estar sempre aprendendo seja com seu aluno, com seu companheiro de trabalho, com a família ou com o amigo, apesar de que estes pilares da educação servem de base para tudo que se tem hoje, umas das causas pela qual a profissão de pedagogo tem aberto novos caminhos.

9 de fev. de 2009

Os verdadeiros donos da terra

Os verdadeiros donos da terra
Milena BorBa

“Quem me dera, ao menos uma vez, como as mais belas tribos, dos mais belos índios, não ser atacados por ser inocente”.
Quem me dera, ao menos uma vez, fazer com que o mundo saiba que seu nome. Esta em tudo e mesmo assim. Ninguém lhe diz ao menos obrigado “
Legião Urbana

Povos indígenas que viviam nessas terras eram os verdadeiros donos das nossas terras, das matas e dos campos brasileiros.Os indígenas que habitavam aqui em nosso pais viviam a maior parte das pescas, da caça e da agricultura e principalmente da mandioca.
Os indígenas tinham os costumes, de crenças e organizações diferentes entre si, mas são comuns nas maiorias dos grupos. Os índios apreciavam muitas artes. Eles dançavam, cantavam e também homenageava algum tipo de força da natureza.
Cada tribo se subdividia, cada um com os seus chefes. Tinham relações baseadas em regras sociais, políticas e religiosos. Mas todos tinham as mesmas obrigações.
Para os europeus, os índios eram considerados grosseiros. Dessa maneira davam se visão e acreditavam que poderiam mudar a seguir em uma cultura européia.
O homem branco, ao contrario dos índios é o próprio desequilíbrio da natureza. Ele é um predador.A visão que é necessária para nossa sobrevivência foi distorcida, caindo num exagero. Ela é , muitas vezes,um produto da ignorância, do descuido ou tentativas de poupar dinheiro quando se liberta um produto químico para o ambiente.
Os próprios índios ignoravam a propriedade, a moeda, o comercio e viviam totalmente livres, sendo cada um rei de si próprio. Mas isso se transformou após do choque entre essas duas culturas.
Eles acreditavam ser donos dessas terras, já que seus antepassados viveram no Brasil com a floresta toda. Ele não quer ficar só na historia, mas sim querem um lugar onde possam permanecer sua cultura e suas gerações futuras.
Os índios não destroem a natureza, ele participa dela.Mas quem destrói a natureza é o homem branco, por se explorar o mais rápido o possível e da forma menos trabalhosa para chegar ao enriquecimento.
Os índios deixaram de viver quando perderam suas tradições culturais e passaram a sobreviver de acordo com o que a sociedade moderna permite.
A população urbana, que vive distanciada as áreas indígenas, tende a ter deles uma imagem favorável.Os índios são considerados pelo senso comum os donos da terra e seus primeiro habitantes, aqueles que sabem conviver com a natureza sem destruí-la. São também vistos como parte do passado e, portanto, estando em processo de desaparecimento.
Considerando-se que o homem branco tirou o índio a capacidade de viver em equilíbrio com a natureza, forçando a atual situação em que o índio precisa produzir seu sustento, um raciocínio pratica em troca de recursos naturais existentes em reservas.
Para os índios a terra é muito mais que um simples pedaço de chão aonde podemos construir nossos altos prédios; ela é sagrada. Isso porque tudo que eles precisam vem da terra: ela que dá os frutos às folhas, o abrigo e é por causa dela que plantam e dela todos os animais dependem.
Não se respeita o que não se conhece: ou tem,ou se o despreza. Respeito é outra coisa. A temática indígena faz se pensar nas maiorias das vezes da desigualdade que o Brasil tem. Isso vem se refletindo das incongruências da nossa sociedade.

Projeto de Leitura

O projeto leitura em casa, quer te levar para o mundo da leitura, através de visita em sua casa, com todos os cuidados possíveis. O ambiente familiar e as experiências que a criança vive em seu dia a dia têm grande influência no seu desenvolvimento. Isso é verdade também no que diz respeito à leitura: o hábito de ler em família ajuda no desempenho escolar durante a infância, contribuindo para a aprendizagem ao longo da vida. E para isso o Sarau da Tia Mila veio para reunir as famílias, para uns únicos momentos de suas vidas, pois vocês pais irão poder sentar com os seus filhos para ler.

E nesse momento de epidemia, o Sarau da Tia Mila tem como objetivos de conquistar novos leitores, pois quem lê se torna mais participativo, e nos faz nos colocar no lugar do outro. E quem lê tem mais facilidade de compartilhar conhecimento de forma ampla

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