
Milena Lopes Borba
SARAU DA LEITURA
São João do Sul, SC
2009
Projeto Sarau da Leitura
1- Tema: Sarau da Leitura
2- Justificativa: Despertar o interesse nas crianças no mundo da leitura através das historias em quadrinhos. Uma forma de narrar a historia com varias imagens e personagens.
Verificar, através da leitura os elementos que constituíram as historias em quadrinhos na observação nos aspectos estéticos responsáveis pela narrativa, que estes englobam os aspectos visuais. Lingüísticos e ate sonoros das produções audiovisuais.
3-Objetivos gerais
Fortalecer a cultura de valorização da leitura e da escrita, desenvolvendo nos educando a competência leitora.
4- Objetivo Especificos
Incentivar ao habito da leitura;
Proporcionar as crianças o contato com as historias em quadrinhos através de diferentes oficinas apresentadas pelos os educadores;
Oferecer atividades dinâmicas e criativas envolvendo nas historia lido;
Estimular a produção textual de forma interdisciplinar;
Motivar o educando a pesquisar as datas comemorativas que fazem parte do contexto da escola;
Construir instrumental de registro de leitura escrita vividos na escola;
Realizar campanhas para ampliar o acervo de livros literários;
Utilizar diferentes recursos que motivem o aluno à expressão oral e escrita;
Criar um jornal na escola onde os alunos possam publicar as suas produções textuais, incentivando os alunos a descrever o livro lido.
4-Estratégia de Ação
É fazer com que os alunos apresentem suas historias através de uma oficina. E em cada oficina demonstre atividades com dinâmica e criatividade para todas as crianças com painéis ilustrativos sobre as historias e os personagens.
Mostrar que as leituras possam ser estimulantes a partir das situações concretas, para que os educandos possam saber o que estão lendo, para que, e com que objetivos estão lendo. Assim, serão capazes de atribuir sentido ao que lê.
A tal concepção de leitura e escrita permitem construir um enfoque novo, de modo que, educadores e educando possam ser leitores que contextualizam a sociedade.
5-Avaliação
O projeto sarau da leitura será sistematicamente avaliado junto a aos alunos e professores para que sejam percebidos os avanços em relação aos objetivos propostos e resolvidos eventuais impasses detectados em seu processo de execução. Aconteceram encontros mensais entre o responsável do projeto para o aperfeiçoamento desse trabalho.
LER È O PRAZER: O sarau é um incentivo a leitura e na produção textuais.
Á partir do pressuposto de que o texto literário tem o poder da autonomia do significado, onde se cria as próprias regras de comunicação entre o autor e o leitor, dando o incentivo as atividades no conhecimento dos livros encontrados na biblioteca da E.E. Básica Ângelo Scarpa junto a turma do primeiro, primeiro ano,segundo ano, terceiro ano,quarto ano e sétimo ano. Considerando as diversas modalidades recomendadas na literatura da área, com ênfase na mediação a leitura.
Desenvolvendo vários programas importantes como arte na biblioteca, formação de contadores de historia, uso de imagens na sala de aula, semana do livro e da biblioteca, entre outras coisas que se pode oferecer durante as atividades culturais em parceria com entidades e instituições ligada a educação e cultura, ligada na região,em nosso e no estado.
Dando a importância da leitura em todos os seus programas onde propõem explorar o livro e a literatura infanto- juvenil em todos os seus aspectos ( forma de narrativa,conteúdos, ilustrações, papel, formato), respeitando-se a relação entre texto e imagens.
Através da historia contada, em suas diversas modalidade, desde a encenação teatral ate o uso de pequenos recursos visuais, como indumentária de personagens e objetos referentes ao tema literário que vem sendo oferecido como atividades lúdicas.
Através da mediação a leitura procura –se trazer o livro como uma rotina que se incentivo ao habito de ler, permitindo a criança e ao jovem leitor , um amplo acesso ao material impresso, como forma de realização da leitura global, fiel ao texto em toda a sua originalidade e aspecto físico da obra, com o objetivo de abrir janelas e permitir que cada criança seja atraída pelo detalhe de narrativa ou ilustração que encarte a sua própria descoberta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário