
O trabalho apresenta alguns parâmetros sobre a participação da família na escola para o processo de desenvolvimento da criança. Devemos procurar buscar o fortalecimento de ambas as parte dimunindo assim a distancia observada entre essas duas instituições, que é importante na criação do caráter da criança.São mostrado o quanto seria positivo se houvesse a interação família/ escola para o desenvolvimento escolar das crianças.
Nota-se que essa problematizarão e no entanto que ainda que nem a família e nem a escola tem conhecimento da importância que tem de andar junto para desenvolvimento da criança perante a sociedade.Não se pretende aqui, esgotar o assunto, mas apontar mais alguns aspectos que parecem ser relevantes para o enfrentamento das dificuldades encontradas no processo de relacionamento entre família/escola.
Podemos ver que a escola tem passado por varias transformações ao longo da história. Como mudanças sociais, culturais e políticas e isso acabam interferindo na vida escolar, forma que a família vem transferindo suas responsabilidade em frente a escola enquanto que o papel de educar deveria ser sim da família em geral.
Desta forma tem diversos fatores acontecendo perante esse ao longo tempo da historia, em função de diversos fatores, entre eles a emancipação feminina com que os papeis da escolas fossem ampliados para dar contas das novas demandas da família e da sociedade. Ao ignorar essa realidade, pois as mudanças na família alem de afetar a sociedade como um todo, também a educação dos filhos, reflete indiscutivelmente sobre as atividades desenvolvidas na escola.
Tendo como mediador na relação entre família e escola, devemos manter um ponto de partida, que venha da própria escola, pois são poucos pais que sabem sobre as características do desenvolvimento cognitivo, afetivo,moral e social. São poucos pais que sabem como se dá o conhecimento e por isso a dificuldade em participar da vida escolar dos filhos. Para os pais, os professores são os mestres responsáveis na educação, devendo que enquanto não assumir a educação de seus filhos. De acordo com os pais é para isso que eles manda seus filhos á escola.
O papel da escola que a escola possui na construção dessa parceria é importante, considerar a necessidade da família levando-as a vivenciar situações que lhes possibilitem se sentirem participantes ativos nessa parceria e não apenas meros expectadores. É importante coloca que a escola e a família precisam andar juntos, e um tentar compreender o outro, como seriam vista anteriormente essas instituições e como é hoje, e ainda procurar, juntas, entender o que é desenvolvimento humano e aprendizagem e como a criança aprende.
A interação família/escola são necessária para que ambas partes possam conhecer suas realidades e suas limitações e busquem o caminho que se permitem facilitar o entrosamento entre si, para um encontro entre educacional do filho e do educacional do aluno.
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