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1-JUSTIFICATIVA
Neste ano de 2010, como educadora resolvi criar um o mundo da leitura através das histórias em quadrinhos. Um gênero narrativo cheio de imagens, narrativas e personagens.
É possível verificar, através dos estudos que constituem os quadrinhos, se observados nos aspectos estéticos responsáveis pela narrativa, que estes englobam os aspectos visuais, lingüísticos e ate sonoros das produções audiovisuais. Basta por exemplos que focalizem na representação da fala perante o conhecimento pelo o texto.
No mundo contemporâneo, a técnica narrativa que une a imagem ao texto vem tomando proporções cada vez maiores, permitindo à imagem a materialidade de linguagem que apenas reflete, mostra ou ilustra uma realidade, mas que, principalmente, significa o que nos permite interpretar a imagem por sua expressividade enquanto linguagem capaz de sugestionar e ou emocionar.
Nas histórias em quadrinhos, através da união de elementos verbais e icônicos, podemos verificar uma dupla articulação da linguagem. A técnica narrativa da história em quadrinhos envolve uma complexa relação entre os dois canais, visual e lingüística, que permite ampliar as possibilidade de encaminhamento da mensagem e as perspectivas de recepção pelo destinatário.
As histórias em quadrinhos só há pouco tempo passaram a ser consideradas uma forma de arte, ocupando lugar importante em nosso sistema cultural, dividindo porém, entre as cadeiras de “Belas - artes” e “Belas – letras”.
O jovem leitor encontrado em nossas comunidades que apresentam, muitas vezes, dificuldade para adquirir hábitos de leitura, pois é constantemente envolvido pelos atrativos oferecidos por diferentes mídias; os quadrinhos enquanto literatura possa se tornar excelente instrumento para iniciar neste jovem o precioso hábito de ler e a habilidade de interpretar.
Por isso, definiu - se trabalhar nas oficinas de leitura de diferentes idades as histórias em quadrinhos. Nas oficinas, apresentação de variadas histórias em quadrinhos desde Turma da Mônica até o Mickey de Walt Disney. As crianças serão as protagonistas desde o projeto, envolvidos na apresentação das histórias, nas atividades dinâmicas e na ornamentação do local para encantar as crianças e contagiá-las com as histórias em quadrinhos.
2-Objetivos gerais
Fortalecer a cultura de valorização da leitura e da escrita, desenvolvendo nos educandos a competência leitora.
3- Objetivos
• Incentivar ao hábito da Leitura;
• Proporcionar as crianças o contato com as historias em quadrinhos através de diferentes oficinas apresentada pelas crianças das comunidades.
• Oferecer atividades dinâmicas e criativas envolvendo as histórias em quadrinhos.
• Demonstrar através da análise dos elementos que constituem os quadrinhos, se observados nos aspectos estéticos responsáveis pela narrativa, que estes englobam os aspectos visuais, lingüísticos e até sonoros das produções audiovisuais, focalizando as apresentações da fala que ocorrem neste gênero.
• Utilizar diferentes recursos que motivem o aluno à expressão oral e escrita;
• Criar um jornal perante a comunidade onde as crianças possam publicar as suas produções textuais, incentivando os alunos a descrever o livro lido.
4-Estratégia de Ação
É fazer com que os alunos apresentem suas histórias através de uma oficina. E em cada oficina demonstre atividades com dinâmica e criatividade para todas as crianças com painéis ilustrativos sobre as historias e os personagens.
Mostrar que as leituras possam ser estimulantes a partir das situações concretas, para que os educandos possam saber o que estão lendo, para que, e com que objetivos estão lendo. Assim, serão capazes de atribuir sentido ao que lê.
A tal concepção de leitura e escrita permitem construir um enfoque novo, de modo que, educadores e educando possam ser leitores que contextualizam a sociedade.
LER É O PRAZER: A leitura é um incentivo na produção textual.
A partir do pressuposto de que o texto literário tem o poder da autonomia do significado, onde se cria as próprias regras de comunicação entre o autor e o leitor, dando o incentivo às atividades no conhecimento encontrados nos textos lidos junto a comunidade. Considerando as diversas modalidades recomendadas na literatura da área, com ênfase na mediação a leitura.
Desenvolvendo vários programas importantes como arte na biblioteca, formação de contadores de história, uso de imagens na sala de aula, semana do livro e da biblioteca, entre outras coisas que se pode oferecer durante as atividades culturais em parceria com entidades e instituições ligada a educação e cultura, ligada na região,em nosso e no estado.
Dando a importância da leitura em todos os seus programas onde propõem explorar o livro e a literatura infanto-juvenil em todos os seus aspectos (forma de narrativa, conteúdos, ilustrações, papel, formato), respeitando-se a relação entre texto e imagens.
Através da história contada, em suas diversas modalidades, desde a encenação teatral até o uso de pequenos recursos visuais, como indumentária de personagens e objetos referentes ao tema literário que vem sendo oferecido como atividades lúdicas.
Através da mediação a leitura procura - se trazer o livro como uma rotina que se incentivo ao hábito de ler, permitindo a criança e ao jovem leitor, um amplo acesso ao material impresso, como forma de realização da leitura global, fiel ao texto em toda a sua originalidade e aspecto físico da obra, com o objetivo de abrir janelas e permitir que cada criança seja atraída pelo detalhe de narrativa ou ilustração que encarte a sua própria descoberta.
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