Tia Mila

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Sao Joao Do Sul , SC, Brazil
A Tia Mila iniciou em uma garagem de minha casa, mas devidos a circunstâncias pessoais foram interrompidas as atividades, durante dez anos. Mas a vontade de incentivar a leitura é tão grande, que estou retornado as atividades online, até que eu possa novamente levar aos espaços físicos.

7 de abr. de 2020

FAMÍLIA E ESCOLA UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO



Um livro nas mãos de uma criança pode levá-la a voar por mundos de fantasia, imaginação, de magia... e chegar a transformar este encontro em um verdadeiro turbilhão de sensações, vozes e ruídos.É que um livro é também uma grande ferramenta de jogo, e como tal, tem que estar presente na vida de uma criança desde seu nascimento.Um gesto tão simples como ler um conto para uma criança pode eternizar uma afeição (hobby) enriquecedora durante toda a sua vida.

A importância da Educação Infantil.wmv



Um livro nas mãos de uma criança pode levá-la a voar por mundos de fantasia, imaginação, de magia... e chegar a transformar este encontro em um verdadeiro turbilhão de sensações, vozes e ruídos.É que um livro é também uma grande ferramenta de jogo, e como tal, tem que estar presente na vida de uma criança desde seu nascimento.Um gesto tão simples como ler um conto para uma criança pode eternizar uma afeição (hobby) enriquecedora durante toda a sua vida.

3 de abr. de 2020

A importancia do Brincar

A brincadeira em grupo favorece princípios como cooperação, liderança e competição. O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. Ás vezes os pais não tem conhecimento do valor da brincadeira para o seu filho. A idéia muitas vezes divulgada é a de que o brincar seja somente um entretenimento, como se não tivesse outras utilidades mais importantes. Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança. Muitas vezes os pais não permitem que o filho passe por todas as etapas do seu desenvolvimento, e eles fazem isso quando tolhem as brincadeiras, exigem organização, por acharem que estão contribuindo para a maturidade da criança, quanto à aquisição de alguns comportamentos, como por exemplo, o de limpeza. A imposição de tarefas exaustivas, as incompatibilidades de horários da família são outros fatores que podem impedir as brincadeiras livres. É de suma importância que a família tenha consciência das marcas que a sua postura de não disponibilizar flexibilidade para as brincadeiras pode deixar na criança. Além disto, vale lembrar também que é um direito garantido pela Constituição.

2 de abr. de 2020

ABRIL AZUL: SAIBA MAIS SOBRE O MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

ABRIL AZUL: SAIBA MAIS SOBRE O MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO Por Heloisa C. Mello em setembro 18, 2019 O autismo é um transtorno de desenvolvimento que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge 1 em cada 160 crianças no mundo. No Brasil, estima-se que existam cerca de 2 milhões de autistas. O diagnóstico ocorre geralmente entre os 2 anos e meio a 3 anos, e não existe cura para essa condição. Para dar visibilidade ao tema, foi escolhido o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo e, para que as ações ocorram no mês todo, foi criada a campanha Abril Azul. A ideia é mostrar as características e as dificuldades do transtorno, incentivando, dessa maneira, a inclusão do autista em sociedade, bem como a criação de políticas públicas voltadas para esse grupo. Quer entender melhor os objetivos do Abril Azul, a importância de dar destaque para o transtorno e como sua clínica ou hospital pode participar dessa campanha? Acompanhe nosso post e comece a planejar ações para a data! O que é Abril Azul? A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo para dar visibilidade ao tema, já que o transtorno ainda é bastante desconhecido pela população. Assim, criou-se também a campanha Abril Azul para que o mês inteiro seja marcado com diversas ações voltadas para o autismo. Por que a cor azul? Porque o autismo atinge muito mais os meninos do que as meninas (proporção de 4:1), fato que a ciência ainda não consegue explicar. Qual a importância de conscientizar a sociedade sobre o autismo? O Abril Azul é importante porque dá destaque ao transtorno do espectro autista (TEA), um distúrbio neurológico que pode afetar as áreas de comunicação, comportamento e interação social. Além disso, o autista pode ou não ter alguma deficiência intelectual. Em alguns casos, pessoas com o transtorno chegam a surpreender pela inteligência e são chamadas de autistas de alto funcionamento. A campanha tem o papel de mostrar as características dessa condição especial, destacando que não é uma doença, ou seja, ninguém precisa se afastar de um autista. Pelo contrário: é preciso entender para incluir e ajudar. Causas Ainda não se sabe ao certo quais as causas para o distúrbio. Acredita-se que a maioria dos casos seja de origem genética: alguns genes seriam responsáveis por essa condição, mas os pesquisadores ainda buscam respostas mais claras sobre essa correlação. Porém, é fato que famílias com um filho autista têm mais chances de ter outro filho com o TEA. A ciência trabalha ainda com causas ambientais, como complicações no parto ou o uso de medicamentos pela mãe durante a gravidez. Criou-se um mito que determinadas vacinas, como a de sarampo, caxumba e rubéola, seriam responsáveis pelo autismo. No entanto, não há nenhuma pesquisa que comprove isso, e as famílias devem continuar vacinando seus filhos para não criarem um problema de saúde pública. Sintomas As ações da campanha devem deixar claro para a sociedade os sintomas do autismo, que podem variar de indivíduo a indivíduo. É possível que o autista tenha dificuldade para ficar em ambientes muito barulhentos e movimentados, não atenda quando chamado, seja muito agitado, goste de ficar sozinho ou ainda tenha o hábito de fazer movimentos repetitivos. Muitas pessoas no espectro têm ainda seletividade alimentar ou dificuldades para dormir. Alguns sinais podem surgir logo nos primeiros meses, como bebês que não fazem contato visual, ficam quietos demais quando sozinhos, não estranham quando vão para o colo de estranhos, demoram a falar as primeiras palavras ou a engatinhar e andar. Por isso, é importante que os pais estejam informados para que possam procurar ajuda médica caso notem esses sintomas e investigar se é alguma característica do TEA. Não existe um exame específico que detecta o transtorno. O diagnóstico é feito a partir do relato dos pais e avaliação médica. No entanto, em alguns casos, pode ser difícil fechar esse diagnóstico, ainda mais em crianças pequenas. Tratamento O TEA não tem cura, mas, com sessões de fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, entre outras terapias, é possível ajudar a criança a participar da rotina diária e também, aos poucos, se tornar independente. Em casos mais severos, de autistas que se batem ou ficam muito nervosos, por exemplo, a medicação prescrita pelo neurologista ou psiquiatra pode ajudar. Em resumo, é essencial dar voz ao autismo, levando informação para a população e, desse modo, reduzir o preconceito. O Abril Azul também tem o papel de pressionar governos para que mais políticas públicas se voltem para esse grupo — como acesso às terapias e serviços de saúde, apoio às famílias, inclusão escolar e também ao mercado de trabalho. Além disso, é preciso que os profissionais de saúde, como médicos e terapeutas, recebam um treinamento para que consigam identificar o TEA de forma precoce. Pesquisas científicas para trazer mais respostas sobre o autismo também devem ser incentivadas. Como participar da campanha? O Abril Azul já é celebrado em organizações e entidades voltadas para a causa autista. Mas é preciso mais engajamento, principalmente por instituições de saúde, como clínicas e hospitais. São espaços importantes, que devem dar destaque a temas de saúde como esse. Como participar e, assim, se engajar nessa causa? É possível criar ações simples para colaboradores, pacientes e comunidade, como: oferecimento de palestras com médicos, terapeutas e até pais de autistas que expliquem o que é o TEA; elaboração de cartazes e panfletos informativos conscientizando sobre o autismo; divulgação de vídeos nas redes sociais da instituição que tenham como tema o transtorno; organização de caminhadas junto à comunidade para dar visibilidade ao distúrbio. O Abril Azul deve ser divulgado para a sociedade, a fim de que o autismo ganhe cada vez mais visibilidade. Assim, as entidades do setor público e privado devem se mobilizar e participar dessa campanha para que as pessoas com TEA tenham voz, sejam respeitadas e consigam fazer parte da sociedade, bem como ter os seus direitos garantidos. Gostou de acompanhar nosso post e entender a importância de criar ações para o Abril Azul? Quer conferir outros temas como este? É só seguir as páginas da Medicalway no Facebook, LinkedIn e Instagram! Instagram @saraudaleitura ,www.linkedin.com/in/sarau-da-leitura-infantil, Youtube @milenaborba

A importância da conscientização do autismo

A importância da conscientização do autismo Esta semana celebramos o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (02/04). A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e serve como forma de conscientizar a população brasileira sobre o autismo, síndrome que atinge 70 milhões de pessoas ao redor do mundo e cerca de dois milhões no Brasil. A data tem o intuito de alertar e esclarecer a sociedade, contra preconceitos e ajudar a diagnosticar a doença logo cedo. Quanto mais cedo houver o diagnóstico, melhor será a qualidade de vida destes indivíduos e mais rápido o tratamento para não permitir que a doença avance com intensidade. Para quem não sabe do que se trata, o autismo é uma doença conhecida como “Transtornos de Espectro Autista” – TEA. É uma espécie de pane do desenvolvimento neurológico, e geralmente é possível os pais identificarem a partir dos oito meses, mas é mais comum que os médicos consigam detectar entre um ano e meio e três anos. É necessário haver ajuda especializada. A terapia para o tratamento costuma ser feita em grupos para estimular a socialização. Em alguns casos é necessário tomar medicação para controlar os sintomas. O azul foi adotado como a cor símbolo para representar a doença, por haver maior incidência em meninos, cuja proporção é de quatro meninos para uma menina. Há vários níveis de autismo e alguns sintomas podem facilitar a identificar a doença o quanto antes. Os mais comuns são dificuldade de aprendizagem e de relacionamento, fobias, agressividade, comportamentos restritos e repetitivos, se incomoda com toques, com alguns sons, ausência de fala e aparente surdez. O tratamento pode consistir ainda no controle da alimentação do autista, que deve ser isenta de glúten e caseína (proteína do leite), é a chamada dieta SGSC. Assim, devem ser retirados alimentos que contenham farinha de trigo, cevada, centeio, aveia, e os que contenham produtos feitos a partir do leite ou tenha alguma porcentagem em sua preparação. A caseína é mal diferida pelo intestino, podendo provocar alterações e priora dos sintomas. Porém, cada caso é um caso, por isso é preciso ter o diagnóstico certo, um acompanhamento com um médico e um nutricionista, fazer exames para confirmar a doença, e saber se há realmente necessidade de restrição alimentar. autismoDia Mundial da Conscientização do AutismoTEATranstornos de Espectro Autista

O que é um sarau

De acordo com o dicionário sarau é um conjunto de pessoas que se reúnem para fazer atividades recreativas como: ouvir músicas, recitar poesias, conversar etc; serão. Show ou concerto musical que ocorre durante à noite. Reunião literária noturna. Portanto o tema central que envolve o sarau é a arte, e por pessoas que por meio de reuniões ou rodas de conversas em lugares fechado ou ao ar livre, se expressam e se manifestam por um interesse em comum, música, dança, literatura, poesias, etc. O Ambiente O ambiente a ser realizado o Sarau deve ser principalmente aconchegante e acolhedor, a quem use tapetes e almofadas espalhadas no chão para que todos se sintam confortáveis. A escolha da decoração também é ponto muito importante para este evento, o tema do Sarau deve estar presente em cada detalhe, e assim todos se sentam em roda e assistem as apresentações. Quer realizar um sarau com seus alunos e não sabe como? Então confira esse projeto retirado do site nova escola da revista Abril: Projeto: Sarau infantil Objetivos - Associar a linguagem com a escrita dos alunos. - Ampliar o repertório de poesias conhecidas pela turma. - Utilizar a linguagem oral, adequando-a a uma situação comunicativa formal. Conteúdo - Comunicação oral, visual e escrita. Anos 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Tempo estimado Dois meses. Material necessário - Filmadora - Aparelho de som - CD com poesias previamente escolhidas pelo professor. - Livros que contenham as poesias escolhidas para se trabalhar com as crianças. Desenvolvimento 1ª etapa Pergunte quais poemas as crianças conhecem e estimule-as a declamar. Convide-as a conhecer novos poemas, mostrando os livros selecionados. Leia em voz alta alguns deles, caprichando na entonação. Compartilhe a ideia de organizar um sarau de poesia e convidar os pais para assistir ao evento. Explique que para isso é preciso conhecer vários poemas e aprender a declamá-los. 2ª etapa Apresente algumas faixas do CD de poesia musicada para familiarizar a turma com este gênero que está lhe sendo apresentado. 3ª etapa Leia para os seus alunos todos os dias os livros escolhidos para a realização deste projeto. Converse com eles sobre as poesias e como se deve declamar, cuidando da entonação e da altura da voz, para que o público compreenda e ouça com clareza o que for dito. Como tarefa de casa, oriente que peçam aos pais para recitar e registrar por escrito poemas e versinhos que apreciem. 4ª etapa Leia a poesia Bola de Gude, do livro Poemas Desengonçados, chamando a atenção da turma para a entonação, dicção e altura da sua voz. Proponha que a recitem coletivamente. Repita o procedimento com outros poemas. Use a filmadora para gravar esses momentos. 5ª etapa Exiba o vídeo para que as crianças possam analisar como estão se saindo e em que precisam melhorar. Ajude-as apontando o que estiver adequado também, isto ajudará alunos tímidos a se soltarem e participarem mais. 6ª etapa É hora de selecionar o que será apresentado no sarau. Pergunte às crianças quais são os textos prediletos delas e decidam se as declamações serão feitas individualmente, em duplas, trios ou grupos maiores. Convide as famílias para o evento. 7ª etapa Ensaie com sua turma os poemas. Filme novamente e exponha as imagens para que todos possam se aperfeiçoar. Produto final -Sarau infantil. Avaliação Observe e registre o avanço das crianças no que se refere à apropriação na forma de se expressar em situações de comunicação formal.

13 de mar. de 2020

O jardim das Borboletas

Quando a beleza das borboletas encontra os horrores de uma mente doentia. Um thriller arrebatador, fenômeno no mundo inteiro Sinopse de O jardim das borboletas: Perto de uma mansão isolada, existia um maravilhoso jardim. Nele, cresciam flores exuberantes, árvores frondosas... e uma coleção de preciosas “borboletas”: jovens mulheres, sequestradas e mantidas em cativeiro por um homem brutal e obsessivo, conhecido apenas como Jardineiro. Cada uma delas passa a ser identificada pelo nome de uma espécie de borboleta, tendo, então, a pele marcada com um complexo desenho correspondente. Quando o jardim é finalmente descoberto, uma das sobreviventes é levada às autoridades, a fim de prestar seu depoimento. A tarefa de juntar as peças desse complexo quebra-cabeça cabe aos agentes do fbi Victor Hanoverian e Brandon Eddinson, nesse que se tornará o mais chocante e perturbador caso de suas vidas. Mas Maya, a enigmática garota responsável por contar essa história, não parece disposta a esclarecer todos os sórdidos detalhes de sua experiência. Em meio a velhos ressentimentos, novos traumas e o terrível relato sobre um homem obcecado pela beleza, os agentes ficam com a sensação de que ela esconde algum grande segredo.

28 de out. de 2019

O Gato Sommelier

Essa semana recebi um Livro maravilhoso que eu irei apresentar para vocês daqui uns dias, É uma leitura maravilhosa que nos faz viajar. Fique na contagem que logo,a história do livro O Gato Sommelier . Do autor Luiz Duarte. Vamos juntos descobrir o que tem por tras dessa linda literatura. Prometo que irei contar tudo que vai acontecer, durante a minha viagem por
essa grande obra Literária.

5 de set. de 2019

Um livro nas mãos de uma criança pode levá-la a voar por mundos de fantasia, imaginação, de magia... e chegar a transformar este encontro em um verdadeiro turbilhão de sensações, vozes e ruídos.É que um livro é também uma grande ferramenta de jogo, e como tal, tem que estar presente na vida de uma criança desde seu nascimento.Um gesto tão simples como ler um conto para uma criança pode eternizar uma afeição (hobby) enriquecedora durante toda a sua vida.

4 de abr. de 2019

Atividades identidade

Selecionamos nesta postagem maravilhosas sugestões de Atividades identidade e autonomia, prontas para imprimir e trabalhar com alunos da Educação Infantil. A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. Confira também: Projeto Quem sou Eu Essas atividades educativas sobre identidade tem o objetivo de favorecer novas interações e ampliar o conhecimento da criança a respeito de si mesma e dos outros, visando responder as seguintes problematizações: Qual a importância de meu nome? Quem faz parte de minha família? Quais são as pessoas que convivem comigo na escola? Por que é importante termos amigos? Identidade: De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, identidade remete à ideia de distinção. Diz o documento: “é uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar e da história pessoal”. Construir a identidade implica conhecer os próprios gostos e preferências e dominar habilidades e limites, sempre levando em conta a cultura, a sociedade, o ambiente e as pessoas com quem se convive. Esse autoconhecimento começa no início da vida e segue até o seu fim, mas é fundamental que alguns conhecimentos sejam adquiridos ainda na creche.

Atividades do Dia das Mães

Atividades Dia das Mães Para trabalhar essa data comemorativa tão importante, selecionamos algumas sugestões para trabalhar em sala de aula com os alunos: Produzir textos (Individual ou coletivamente); Desenhos para colorir; Confecção de Lembrancinhas com os alunos; Confecção de Murais e Painéis em sala de aula; Teatro sobre alguma obra importante da literatura infantil; Roda de conversa; Brincadeiras e Dinâmicas; Jogral; E muito mais.

17 de fev. de 2019

Contextualizando a Leitura Infantil Médio


Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é o que este artigo vem propor. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. O presente estudo inicia com um breve histórico da literatura infantil, apresenta conceitos de linguagem e leitura, enfoca a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro e finalmente esboça algumas estratégias para desenvolver o hábito de ler. livro nas mãos de uma criança pode levá-la a voar por mundos de fantasia, imaginação, de magia... e chegar a transformar este encontro em um verdadeiro turbilhão de sensações, vozes e ruídos.É que um livro é também uma grande ferramenta de jogo, e como tal, tem que estar presente na vida de uma criança desde seu nascimento.Um gesto tão simples como ler um conto para uma criança pode eternizar uma afeição (hobby) enriquecedora durante toda a sua vida.

7 de fev. de 2019

De um livro nas mãos de uma criança

Um livro nas mãos de uma criança pode levá-la a voar por mundos de fantasia, imaginação, de magia... e chegar a transformar este encontro em um verdadeiro turbilhão de sensações, vozes e ruídos.É que um livro é também uma grande ferramenta de jogo, e como tal, tem que estar presente na vida de uma criança desde seu nascimento.Um gesto tão simples como ler um conto para uma criança pode eternizar uma afeição (hobby) enriquecedora durante toda a sua vida.

14 de abr. de 2018

O que eu quero para o meu Brasil?



Um livro nas mãos de uma criança pode levá-la a voar por mundos de fantasia, imaginação, de magia... e chegar a transformar este encontro em um verdadeiro turbilhão de sensações, vozes e ruídos.É que um livro é também uma grande ferramenta de jogo, e como tal, tem que estar presente na vida de uma criança desde seu nascimento.Um gesto tão simples como ler um conto para uma criança pode eternizar uma afeição (hobby) enriquecedora durante toda a sua vida.

12 de abr. de 2018

uso da Internet por crianças e adolescentes



Um livro nas mãos de uma criança pode levá-la a voar por mundos de fantasia, imaginação, de magia... e chegar a transformar este encontro em um verdadeiro turbilhão de sensações, vozes e ruídos.É que um livro é também uma grande ferramenta de jogo, e como tal, tem que estar presente na vida de uma criança desde seu nascimento.Um gesto tão simples como ler um conto para uma criança pode eternizar uma afeição (hobby) enriquecedora durante toda a sua vida.

8 de mar. de 2018

Boletim da vida

Revista Brasileira de História Versão on-line ISSN 1806-9347 Rev. Bras. Hist. vol.32 no.64 São Paulo Dez. 2012 http://dx.doi.org/10.1590/S0102-01882012000200019 Galvão, Ana Maria de Oliveira; Lopes, Eliane Marta Teixeira (Org.) Boletim Vida Escolar : uma fonte e múltiplas leituras sobre a educação não início do século XX Adriana Duarte Leon Doutoranda, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha. 31270-901 Belo Horizonte - MG - Brasil. adriana.adrileon@gmail.com Belo Horizonte: Autêntica, 2011. 146p. O livro Boletim Vida Escolar : uma fonte e múltiplas leituras sobre a educação não início do século XX ( Boletim Vida Escolar : uma fonte e leituras múltiplas sobre educação desde o início do século XX ), organizada por Ana Maria de Oliveira Galvão e Eliane Marta Teixeira Lopes, foi recentemente divulgada e reúne textos de cinco pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas de História da Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialmente escritos para o livro. Os capítulos adotam diferentes abordagens para o mesmo assunto, o Boletim Vida Escolar , que circulou em Lavras (MG) entre maio de 1907 e novembro de 1908. Estudos de publicações educacionais são recorrentes no campo da História da Educação, pois permitem que surjam detalhes das tensões presentes no debate educacional. A imprensa educativa produziu mais intensamente a partir da segunda metade do século XIX, especialmente material de treinamento para professores, considerando a quantidade limitada de livros didáticos disponíveis para esta função. No século XX, a imprensa educacional ampliou sua abordagem e o surgimento de publicações afiliadas a diferentes instituições pode ser observada. Boletim Vida Escolar enquadra-se nesta lógica, foi uma publicação do Lavras School Group, criada em 13 de maio de 1907. Seu diretor, Firmino Coast, também foi editor do Boletim . A publicação consistiu em quatro páginas, foi emitida quinzenalmente, com 34 questões sendo publicadas no total. Os textos apresentados na publicação eram didáticos ou educacionais, sendo alguns informativos. Deve-se notar que circulou em vários locais do município e do estado, o que indica uma grande disseminação das idéias que publicou. Para descobrir quem o editor do Boletim Vida Escolar acreditava que sua publicação seria lida, Ana Maria de Oliveira Galvão e Monica Yumi Jinzenji analisaram a publicação em três ângulos: materiais voltados para leitores específicos; o conteúdo dos assuntos cobertos; e, finalmente, as estratégias discursivas usadas pelo editor. Como estratégia metodológica, os autores classificam os conteúdos do Boletim de acordo com essas três abordagens, interpretando posteriormente essa categorização. Inspirados por Umberto Eco, eles tentaram identificar os leitores presentes na publicação e concluíram que essa audiência era masculina e inserida no mundo da escrita, que aparece, respectivamente, na identificação de formas de endereço (como queridos, amigos, colegas, e compatriotas) e o vocabulário utilizado. Em relação aos temas que receberam a maior cobertura, pode-se ver que o Grupo Escolar recebeu a maior proeminência, bem como o seu diretor. Na construção discursiva, ou as estratégias discursivas adotadas pela publicação, o que se destaca é o elogio da Costa Firmino e o destaque das atividades realizadas por ele em nome do Grupo. Firmino Costa procurou convencer os leitores de que ele estava contribuindo para o sucesso da reforma educacional no estado e que os grupos escolares eram uma opção moderna de acordo com seu tempo. Dirigindo-se às construções discursivas presentes no Boletim e tentando identificar o que constituiu boas experiências no Grupo Escolar Lavras, Eliane Marta Teixeira Lopes e Andrea Moreno indicaram que o que parece surgir é a valorização da educação na cidade. De acordo com as preocupações da época, Firmino Costa enfatizou uma preocupação com a saúde e o incentivo a bons hábitos de higiene como características positivas da escola. Essa ênfase poderia estar relacionada à preocupação da escola com a promoção de uma imagem moderna e atualizada, e vários artigos abordaram esse tópico no Boletim Visa Escolar . A divulgação desta característica do Grupo Escolar seguiu o pensamento "higienista" da época. Além disso, o Grupo Escolar anunciou em seus princípios e métodos uma comparação entre educação antiga e nova, chamando a atenção para algumas das qualidades desta nova escola: tinha que ser educado, justo, atencioso, animado, atraente e prático. A partir da análise de declarações como esta, pode-se inferir que o Grupo Escolar integrou a modernidade urbana como uma instituição educacional apropriada para a urbanização do país. No final do século XIX e início do século XX, o urbano assumiu as características de uma civilidade acentuada pronunciada em oposição ao rural que anteriormente prevaleceu. Cynthia Greive Veiga aponta para mudanças profundas nas formas de tratamento entre estudantes e professores, uma vez que as punições e as imposições se tornam menos aceitas na lógica da civilidade. A necessidade de produzir uma matriz urbana de comportamento social está ligada ao crescimento das cidades. Ela afirma que a escola sempre faz parte da história das cidades e seu crescimento se torna necessário para reorganizar a vida social. Considerando a necessidade de regular a vida urbana e implementar / internalizar códigos de postura, a "escola pública pública se desenvolveu como um fator que mudou a rotina das cidades". Este é o caso do Lavras School Group, uma das primeiras escolas em Minas a propor esse tipo de mudança, mesmo nas relações entre estudantes e professores. Em Boletim Vida Escolar , Firmino Costa encoraja amabilidade e cortesia como formas de relacionamento no ambiente escolar. Houve uma demarcação das diferenças geracionais, especialmente entre adultos e crianças, com ênfase no papel da mãe como responsável pela assistência à infância. Finalmente, vários movimentos indicaram um novo tratamento do indivíduo e atenção à formação de suas sensibilidades. O Boletim defendeu a construção deste novo indivíduo sociável, de acordo com os tempos de civilidade. É interessante que o repertório pedagógico de Costa Firmino tenha sido construído com base em idéias que circulam em um espaço de ambiente cultural, mas não implicou uma apropriação passiva. Em vez disso, foi um processo de apropriação e retrabalho, como corretamente destacado por Juliana Cesario Hamdan e Luciano Mendes Faria Filho. Através do Boletim , Firmino conseguiu fornecer visibilidade e circulação para as idéias que ele propôs, entre as quais destacam-se a defesa do regime republicano, o ensino mútuo e profissional e a valorização das crianças e as relações estabelecidas no Grupo Escolar. Em suma, questões relacionadas ao seu tempo e que anunciaram seu repertório pedagógico. No primeiro relatório que enviou às autoridades estatais como diretor, Firmino informou que o grupo foi aberto em 13 de maio, publicando pouco depois a primeira edição do Boletim . Ele enfatizou que a publicação trataria de questões relacionadas à educação e à história do município. Entre os temas educacionais, a educação profissional é a que mais aparece nos textos de Firmino no Boletim . A idéia prevalecente era que a educação deveria se aproximar do assunto para o trabalho, e através da educação profissional o governo poderia resolver o problema da educação do país. A idéia de que a escola deveria educar para o trabalho lentamente começou a ganhar terreno no século XIX, através da criação de escolaridade para os negócios manuais, os Lycées para Artes e Ofícios, escolas privadas e instituições filantrópicas. Carla Simone Chamon, Irlen Antonio Bernardo Gonçalves e Jefferson de Oliveira analisam as propostas de educação vocacional presentes no Boletim Vida Escolar . O processo de escolaridade do trabalho ocorreu concomitantemente com as mudanças nas relações trabalhistas em andamento em Minas Gerais e em vários outros estados. Com o processo de industrialização no final do século XIX e início do século XX, ocorreu um movimento para estabelecer escolas vocacionais voltadas para trabalhadores livres. A educação profissional foi incluída na reforma da educação pública brasileira em 1906 e, um ano depois, já aparece nas páginas das estratégias discursivas Boletim Vida Escolar que buscam convencer os leitores da importância do trabalho e da escola. Neste caso, a preparação para o trabalho poderia ter sido uma estratégia para convencer as famílias a manter seus filhos na escola porque as taxas de abandono escolar eram bastante elevadas naquela época. Nas palavras de Firmino Costa transcritas para o Boletim, a educação vocacional nas escolas primárias está relacionada à idéia de que a educação de uma pessoa é útil para si e para a sociedade. Embora se possa notar uma certa proeminência da idéia de educação técnica para as classes trabalhadoras, também há notas que buscam desconstruir essa idéia: "nunca dói conhecer um comércio", disse Firmino Costa. O Boletim Vida Escolar é uma possibilidade de pesquisa em vários aspectos da implementação e operação de grupos escolares em Lavras e em Minas Gerais. Ler o novo livro que analisa esta publicação é visitar, através da publicação, uma parte importante da história da educação no Brasil, uma vez que a criação de grupos escolares no início do século XX marcou a expansão e complexificação da estrutura do Brasil escolas públicas. Revisão recebida em 24 de outubro de 2011. Aprovado em 16 de maio de 2012 1 Veja BOSI, Ecléa. Memória e sociedade : lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

7 de mar. de 2018

Os dez melhores planos de aula para Educação Infantil

Os dez melhores planos de aula para Educação Infantil Veja uma seleção com propostas que envolvem brincadeiras, leitura, dança e muito mais As férias estão terminando e chega o momento de renovar o planejamento para o novo ano letivo. É hora de buscar atividades diferentes, que tragam novas formas de trabalhar as áreas programadas para o desenvolvimento das crianças ao longo da Educação Infantil. Para inspirar o seu trabalho, selecionamos dez planos de aula voltados apenas aos pequenos. Confira abaixo e clique nos títulos para conhecer todas as etapas propostas: Identidade e autonomia Por meio de fotos das crianças em seu dia a dia e de materiais básicos, é possível criar interações em que elas percebam a si e aos outros, identificando diferenças, vendo-se como parte de um grupo mais complexo e se reconhecendo como indivíduo. O plano é dividido em três etapas: “eu, eu e eu”, “eu, tu, eles” e “nós e todo mundo”. Indicado para creche e pré-escola. Uso racional da água Aproveitar bem os recursos naturais tem de ser um cuidado permanente. E as novas gerações precisam incorporar práticas nesse sentido desde cedo. Com algumas atividades, é possível colaborar para que os pequenos entendam como a água é escassa no planeta e como o uso irresponsável dela pode prejudicar toda a vida no planeta. Chega de torneira aberta durante a escovação! Para a pré-escola. Aprender com o próprio nome O nome das crianças abre um imenso campo de trabalho na pré-escola. É possível iniciar o processo de alfabetização pela lista da sala, mostrar como a escrita ajuda a resolver problemas práticos e ampliar o repertório de letras conhecidas. Os livros e o prazer em ouvir histórias O livro pode ser um dos melhores amigos da criança, e dá para incentivar essa relação já nos primeiros anos. O plano prevê atividades para pequenos de 1 a 3 anos, e permite criar o hábito de escutar histórias e de ter contato com textos de qualidade, enriquecer a imaginação e fortalecer os momentos em grupo. É dançando que a gente aprende A dança é mais que uma brincadeira para a hora da música. Ela ajuda a criança a conhecer seu corpo e a se expressar por meio de seus movimentos. Fizemos até um vídeo inspirado nesse plano de aula, indicado a creches, assista abaixo: O uso do calendário O calendário é algo tão corriqueiro na vida das pessoas que as crianças, muitas vezes, têm contato com ele em casa, vendo os pais planejando a semana ou marcando compromissos na agenda. Com os pequenos da creche, ele pode ser usado para introduzir várias formas de uso dos números. Circuitos no pátio Crianças gostam de se imaginar em trilhas, desafios, aventuras. Circuitos permitem despertar essa criatividade e muito mais. É possível construir um caminho com base em um desenho , desenvolver relações espaciais, interpretar informações, representar graficamente o ambiente e progredir no uso de vocabulário específico. Para creche e pré-escola. Conversa para desenvolver a linguagem Pensar, falar, ouvir, interpretar, responder. Diálogos envolvem uma série de processos na mente, o que é particularmente saudável para o desenvolvimento de uma criança na pré-escola. Estabelecer rodas para que os pequenos conversem pode ajudar na capacidade de articular seus pensamentos, ampliar o vocabulário e aprender a absorver as ideias dos outros. Brincar na frente do espelho O espelho é uma ferramenta fundamental para a criança entender a si mesma. O primeiro passo é se ver, mas o educador pode aproveitar para propor atividades que diversifiquem esse contato, com a turma fantasiada, de cara pintada, fazendo caretas ou experimentando expressões faciais. O plano de aula, indicado principalmente para a creche, inclui até sugestão de músicas para esses momentos. Cantigas e brincadeiras de roda Crianças gostam de testar seus sentidos, sobretudo os pequenos que ainda estão na creche. Tudo é uma novidade e exerce fascínio: o gosto, a textura, o cheiro, a imagem e o som que cada coisa tem ou faz. Cantigas são fundamentais para estimular a audição, não apenas pelo ritmo delas, mas também pela interação entre a fala e os sons do ambiente - que podem vir desde algo voltado para isso, como CDs ou instrumentos musicais, até objetos que sejam improvisados..

Murilo Gun

Biografia de Murilo Gun Murilo Gun Murilo Gun nasceu na cidade do Recife, Pernambuco, no ano de 1981. Com 14 anos criou um site que ganhou um prêmio Ibest de melhor site pessoal do Brasil. Em 2000 montou sua empresa para criar sites, no Porto Digital. Prestou vestibular para Administração na Universidade de Pernambuco. Foi o orador da turma em 2006. Escreveu um discurso engraçado e descobriu sua veia de humorista. Continuou com a empresa, mas começou a fazer shows em bares de amigos no Recife. Foi para São Paulo onde passou dois anos fazendo shows. Em 2008 começou a ter oportunidade na TV, foi quando saiu da empresa e começou a focar no humor. Depois de se enveredar pelo humor do Stand-up comedy, passou a se especializar no humor corporativo, e começou a faz eventos empresariais focando em temas como futuro, criatividade e empreendedorismo. É dele a frase: “Não adianta querer seguir tendência, você tem que se antecipar às tendências. Quem segue está atrás”. Em 2014 ele enviou o currículo para a Singularit University, localizada na NASA e bancada pela agência espacial e o Google. Fez entrevista através do Skype e foi aceito para participar de um programa que reúne 80 pessoas para criar uma empresa todos juntos. Foram 10 semanas no Research Park, no Vale do Silício, estudando inovações. Seu grupo criou um dispositivo auditivo e um software que calibra sozinho o aparelho. Acervo: 13 frases e pensamentos de Murilo Gun. Frases e Pensamentos de Murilo Gun Uma ideia genial é a soma de várias ideias medianas. E uma ideia mediana é a soma de varias ideias ruins. Portanto, valorize as ideias ruins. Murilo Gun 2 compartilhamentosAdicionar à coleçãoVer imagem Tenho muita raiva dos problemas evitáveis. Os inevitáveis eu encaro de boa. Murilo Gun 2 compartilhamentosAdicionar à coleçãoVer imagem Nós somos muito bons em nos auto-convencer a continuar na zona de conforto. A gente é muito bom em enrolar a gente mesmo. Murilo Gun 2 compartilhamentosAdicionar à coleçãoVer imagem Antes de usar sua criatividade para resolver um problema, certifique-se de que está resolvendo o problema certo. Cavar bem no lugar errado é cavar mal. Murilo Gun Inserida por murilogun 1 compartilhamentoAdicionar à coleçãoVer imagem A cola é o instante em que o estudo e a prova ocupam o mesmo espaço no tempo Murilo Gun

Projeto de Leitura

O projeto leitura em casa, quer te levar para o mundo da leitura, através de visita em sua casa, com todos os cuidados possíveis. O ambiente familiar e as experiências que a criança vive em seu dia a dia têm grande influência no seu desenvolvimento. Isso é verdade também no que diz respeito à leitura: o hábito de ler em família ajuda no desempenho escolar durante a infância, contribuindo para a aprendizagem ao longo da vida. E para isso o Sarau da Tia Mila veio para reunir as famílias, para uns únicos momentos de suas vidas, pois vocês pais irão poder sentar com os seus filhos para ler.

E nesse momento de epidemia, o Sarau da Tia Mila tem como objetivos de conquistar novos leitores, pois quem lê se torna mais participativo, e nos faz nos colocar no lugar do outro. E quem lê tem mais facilidade de compartilhar conhecimento de forma ampla

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